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E.
F. Central do Brasil (1914-1975)
RFFSA (1975- c.1985) |
ENGENHEIRO
JUNQUEIRA
Município
de Mangaratiba, RJ |
Ramal de
Mangaratiba - km 98,801 (1928) |
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RJ-0627 |
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Inauguração: 07.11.1914 |
Uso atual: demolida |
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sem
trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d
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HISTORICO
DA LINHA: O ramal de Angra, posteriormente chamado de ramal de Mangaratiba,
foi inaugurado em 1878, partindo da estação de Sapopemba (Deodoro)
até o distante subúrbio de Santa Cruz. Somente foi prolongado em 1911
até Itaguaí, e em 1914 chegou a Mangaratiba, de onde deveria ser prolongado
até alcançar Angra dos Reis, onde, em 1928, a E. F. Oeste de Minas
havia atingido com sua linha vinda de Barra Mansa. Tal nunca aconteceu,
e o ramal, com trechos belíssimos ao longo da praia, muito próximo
ao mar, transportou passageiros em toda a sua extensão até por volta
de 1982, quando foi desativado. Antes disso, em 1973, uma variante
construída pela RFFSA e que partia de um ponto próximo à estação de
Japeri, na Linha do Centro, permitia que trens com minério alcançassem
o porto de Guaíba, próximo a Mangaratiba, encontrando o velho ramal
na altura da parada Brisamar. A variante, entretanto, deixava de coincidir
com o ramal na altura da ponta de Santo Antonio, onde desviava para
o porto; com isso, em 30/06/1983, o trecho original entre esse local
e Mangaratiba foi erradicado e os trens passaram a circular somente
entre Deodoro e Santa Cruz, de onde voltavam. Hoje, esse trecho ainda
é usado pelos trens de subúrbio, o trecho entre Santa Cruz e Brisamar
está abandonado e o restante, Brisamar-porto, é utilizado pelos trens
de minério apenas. |
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A ESTAÇÃO:
A estação de Engenheiro Junqueira foi inaugurada
em 1914. Está desativada pelo menos desde os anos 1980, quando
o trem de passageiros deixou de passar no trecho entre Santa Cruz
e Mangaratiba, que, ao contrário da linha até
Santa Cruz, não era eletrificado e era servido por locomotiva
a diesel a partir dos anos 1950. O nome homenageava Gabriel Junqueira,
engenheiro de construção na época da inauguração
do ramal. Max Vasconceellos, em seu livro de 1928, referia-se
à estação como "fechada, esguia, construída
em estilo desconhecido, passa a estação de Engenheiro
Junqueira". Em 1968, a RFFSA chamava a estação
de Parada Junqueira. |
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À esquerda, vê-se a plataforma da estação,
em foto da Revista Refesa, suplemento especial de 1968.
Cessão Christoffer R. e José Emilio Buzelin |
Antigo leito da linha em Engenheiro Junqueira, em maio de 2003.
Foto Carlos Latuff |
Plataforma da demolida estação de Engenheiro Junqueira,
em 06/2004. Foto William I. Martins |
Plataforma da estação em 08/2007. Foto Leandro
Santos |
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Atualização:
13.08.2009
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