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E. F. Dom Pedro
II (1864-1889)
E. F. Central do Brasil (1889-1975)
RFFSA (1975-1996) |
SANTANA
DA BARRA
(antiga SANTANNA e SANTANÉSIA)
Município de Barra do Piraí,
RJ |
Linha do Centro - km 102,315 (1928) |
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RJ-0623 |
Altitude: 362 m |
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Inauguração: 07.08.1864 |
Uso atual: abandonada e em ruínas (2017) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: Primeira
linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889
passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de
todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação
Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando
Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais,
atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco
e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura
Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram
Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída
foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro
lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro
acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto
foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando
o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final
se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até
Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste
Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam
os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo
Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os
respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém,
havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro
Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio.
Entre Japeri e Barra do Piraí havia o "Barrinha", até 1996, e finalmente,
entre Montes Claros e Monte Azul esses trens sobreviveram até 1996,
restos do antigo trem que ia para a Bahia. Em resumo, a linha inteira
ainda existe... para trens cargueiros. |
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A ESTAÇÃO: A estação de Sant'Anna
foi inaugurada em 1864, tomando o nome de antiga fazenda do
local. No dia 7 de agosto desse ano, uma linha então provisória foi entregue ao tráfego regular de passageiros o trecho entre Rodeio e essa estação, num comboio especial tracionado pela locomotiva Baronesa, que seguiu para as também novas estações de Santana (Santana da Barra) e de Mendes.
Nos anos 1940 teve o nome alterado para Santanésia,
e logo depois para Santana da Barra (embora se leia no dístico
Santana de Barra).
Ali se encontravam a Linha do Centro e a Linha da Barra,
esta da Rede Mineira de Viação e que ligava Soledade
de Minas a Passa-Três, na serra fluminense.
O trecho entre Barra do Piraí e Passa-Três
foi suprimido entre 1942 e 1944.
De acordo com Max Vasconcellos, cada linha tinha sua
estação; a da RMV, pequena, ficaria espremida entre
a linha e o rio Piraí, logo à entrada da cidade para
quem vinha do Rio de Janeiro pela Linha do Centro.
A estação da Central, de qualquer forma, fica hoje
ao lado da rodovia que liga Piraí a Barra do Piraí.
O telhado já havia caído em 2008, quando estive lá.
Em 2017, as informações eram piores.
(Veja também SANTANA-RMV)
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1883
AO LADO: Morte no tunel 15, próximo à estação de Santana
(A Provincia de S. Paulo,,03/01/1883). |
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1884
AO LADO: Acidente na estação
(A Provincia de S. Paulo,, 14/12/1884). |
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1884
AO LADO: Acidente na estação
(A Provincia de S. Paulo,, 14/12/1884). |
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1884
AO LADO: Acidente na estação
(A Provincia de S. Paulo,, 14/12/1884). |
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1889
AO LADO: Carimbo de 1889 da estação, ainda
com grafia da EFDPII. Além disso, o datador do mês está invertido
(Márcio Protzner, 01/2009). |
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1893
AO LADO: Choque de trens cargueiros na estação
(O Estado de S. Paulo, 07/02/1893). |
O escritor e historiador cearense
José Capistrano de Abreu viajava por todo o Brasil visitando
seus amigos. Em abril de 1905 esteve na fazenda Ponte Alta,
em Santana: "Rio de Janeiro, 12-4-1905 (...) Sigo amanhã
para Sant'Anna passar uns 15 dias com Sá (...)" "Aqui
cheguei no dia 13, e tenho passado uns dias deliciosos. Sexta-feira,
21, pretendo seguir para Volta Redonda, fazenda do Dr. Peixoto,
onde ficarei até domingo. (...) Ponte Alta, 17-4-1905" (cartas
a Pandiá Calógeras).
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1905
AO LADO: Carta de Pandiá Calogeras (abril/1905) |
ACIMA: Desastre ferroviário em 1929 em Sant'Anna
(O Estado de S. Paulo, 20/8/1929).
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1933
AO LADO: Incêndio na estação (O Estado de S. Paulo, 9/6/1933). |
ACIMA: Desastre ferroviário em Santana da Barra em 1955 (CLIQUE SOBRE A IMAGEM PARA VER A REPORTAGEM) (Revista da Semana,
15/1/1955).
ACIMA: Estações do município de Barra do Piraí com as linhas da EFCB (a estação de Santana da Barra está no canto inferior direito do mapa) e da RMV nos anos 1950- CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA VÊ-LA MAIOR (IBGE: Enciclopedia dos Municipios Brasileiros, vol. XXII, 1959).
2008
ACIMA: Casa ferroviária - possívelmente do agente
da estação - de Santana da Barra, bem próxima
à estação, em 11/2008. (Foto Ana Maria Linhares Giesbrecht,
22/11/2008).
2008 ACIMA: Os postes no bairro de Santana de Barra ainda possuem
um tipo de luminárias quase em desuso no Rio de Janeiro,
mas antigamente muito comuns (Foto Ana Maria Linhares Giesbrecht,
22/11/2008).
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TRENS
- Os trens de passageiros pararam nesta estação
de 1864 até 1996. Ao lado, o trem Barrinha, que fazia
o percurso Japeri-Barra do Piraí até 1996. Clique
sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja
aqui horários
em 1978. Paravam também trens Rio-SP e Rio-BH. (Guias
Levi). |
(Fontes: Ralph Giesbrecht, pesquisa local; Ana
Maria Linhares Giesbrecht; Alexandre Ferreira; J. E. Buzelin; Carlos
Latuff; Jorge Ferreira; Marcio Protzner; Revista da Semana, 1955;
José Honório Rodrigues: Correspondência de Capistrano de Abreu, volume
1, Rio de Janeiro, 1954; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Communicação,
1928; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação, em 1999. Foto José Emilio Buzelin |
A estação em 2003. Foto Carlos Latuff |
A estação, em 2003. Foto Jorge A. Ferreira |
A estação, em 2003. Foto Jorge A. Ferreira |
A estação em 22/11/2008. Foto Ana Maria Linhares
Giesbrecht |
A estação em maio de 2016. Foto Alexandre Ferreira |
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Atualização:
28.11.2022
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