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Indice de estações
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Piedade
Quintino
Cascadura
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CLIQUE SOBRE O MAPA ACIMA PARA VER AS LINHAS NO MUNICÍPIO
DO RIO DE JANEIRO POR VOLTA DE 1955
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Dom Pedro
II (1876-1889)
E. F. Central do Brasil (1889-1975)
RFFSA (1975-1996)
Supervias (1997-) |
QUINTINO
(antiga CUPERTINO, DR. FRONTIN e QUINTINO BOCAIUVA)
Município de Rio de Janeiro, RJ |
Linha do Centro - km 14,357 (1928) |
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RJ-2320 |
Altitude: 40 m |
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Inauguração: 01.05.1876 |
Uso atual: estação de trens metropolitanos |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: Primeira
linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889
passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de
todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação
Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando
Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais,
atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco
e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura
Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram
Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída
foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro
lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro
acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto
foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando
o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final
se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até
Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste
Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam
os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo
Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os
respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém,
havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro
Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio.
Entre Japeri e Barra do Piraí havia o "Barrinha", até 1996,
e finalmente, entre Montes Claros e Monte Azul os trens de passageiros
sobreviveram até 1996, restos do antigo trem que ia para a Bahia.
Em resumo, a linha inteira ainda existe... para trens cargueiros. |
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A ESTAÇÃO: A estação de Cupertino
foi inaugurada em 1876.
Depois, por volta de 1897, teve o nome alterado para Dr. Frontin.
Com a morte de Quintino Bocaiúva em 1912, a estação
passou a ter o nome do político em 14/11/1914 (Gazeta de Noticias, 15/11/1914).
"Em 1912, já eletrificado, o bonde de Jacarepaguá serviu
de cortejo fúnebre do republicano histórico Quintino Bocaiúva (1836-1912).
O Senador Quintino possuía uma chácara no subúrbio na então Estação
de Cupertino. Antes de morrer, ele pediu para ser sepultado no Cemitério
de Jacarepaguá. O féretro veio do centro do Rio pelo trem da Central,
em Cascadura, o cortejo seguiu de bonde até o Pechincha"
( www.acija.org.br/site/ histjpa.htm).
Hoje é uma estação utilizada pelos trens de
subúrbio do Rio de Janeiro, com o nome de Quintino,
abreviado já há muitos anos.
Atualmente a estação serve aos trens metropolitanos
da Supervia.
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1923
AO LADO: Acidente na estação
(O Estado de S. Paulo, 19/2/1923). |
ACIMA: Estação de Quintino e
passarela sobre a linha no tempo em que os suburbios do Rio de Janeiro
ainda eram limpos (O Malho, 21/7/1923).
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1927
AO LADO: Acidente na estação
(O Estado de S. Paulo, 11/11/1927).
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1933
AO LADO: Acidente na estação
(O Estado de S. Paulo, 2/9/1933). |
ACIMA: Localização da estação de Quintino (com o nome de Bocaiuva) (Guia Levi - mapa dos anos
1940).
ACIMA: Disturbios na estação de Quintino em 1958 (O Estado de S. Paulo, 03/06/1958).
(Fontes: Eduardo Pereira
Moreira; Anderson __; www.acija.org.br/site/histjpa.htm;
O Malho, 1923; Max Vasconcellos: Vias
Brasileiras de Comunicação, 1928; Mapas - acervo R.
M. Giesbrecht) |
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A estação em 1910. Jornal do Brasil. Nesta foto a estação foi identificada pelo jornal como Frontin. |
A estação de Doutor Frontin, por volta de 1910.
Acervo Eduardo P. Moreira |
Estação de Quintino em 2007. Foto Anderson |
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Atualização:
14.12.2021
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