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E. F. Central do
Brasil (1914-1975)
RFFSA (1975-1997)
Supervia (1997-) |
ENGENHEIRO
PEDREIRA
(antiga CARAMUJOS)
Município de Japeri, RJ |
Linha do Centro - km 54,920 (1928) |
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RJ-0042 |
Altitude: 26 m |
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Inauguração: 27.01.1914 |
Uso atual: estação de trens metropolitanos |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1977 |
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HISTORICO DA LINHA: Primeira
linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889
passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de
todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação
Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando
Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais,
atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco
e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura
Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram
Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída
foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro
lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro
acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto
foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando
o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final
se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até
Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste
Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam
os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo
Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os
respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém,
havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro
Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio.
Entre Japeri e Barra do Piraí havia o "Barrinha", até 1996,
e finalmente, entre Montes Claros e Monte Azul os trens de passageiros
sobreviveram até 1996, restos do antigo trem que ia para a Bahia.
Em resumo, a linha inteira ainda existe... para trens cargueiros. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Caramujos foi inaugurada em 1896 como posto telegráfico.
O dia 12/11/1914 é citado por Max Vasconcellos, mas possivelmente
é o dia em que o posto foi elevado à categoria de estação.
Mais tarde o nome foi alterado para Engenheiro Pedreira.
O prédio da estação atual foi inaugurado em outubro
de 1977.
"Importante é dizer que no sentido Central, bem depois da
estação, de três linhas (duas da SuperVia), uma (da MRS) se separa
e faz um desvio. Ela passa a seguir pela antiga Linha Auxiliar,que
foi modificada há algumas décadas. A Linha Auxiliar original chegava
perto de Engenheiro Pedreira, na estação Aljezur e depois se afastava,
só se encontrando com a atual SuperVia (antiga Linha do Centro) em
Japeri. Depois se decidiu construir um desvio de Aljezur até Engenheiro
Pedreira, fazendo a conexão entre Auxiliar e Centro, que antes não
existia. Já o trecho original da Auxiliar, de Aljezur até Japeri,
foi abandonado mais tarde e não há mais trilhos. Está aparentemente
erradicada,mas ela existe oficialmente e é da FCA" (Julio
C. Silva, 9/2009).
1923
AO LADO: Acidente
na estação de Caramujos (O Estado de S. Paulo,
30/5/1923).
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1925
AO LADO: Acidente
na estação de Caramujos (O Estado de S. Paulo,
25/8/1925).
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1925
AO LADO: Locomotiva
avariada na estação (O Estado de S. Paulo, 31/12/1925).
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ACIMA: As oportunidades de compra de terrenos
no anúncio publicado em 1938 aobre a região da então
Caramujos em 1938 terão se tornado realidade setenta e três
anos depois, no que atualmente é um bairro pobre da região
metropolitana do Rio de Janeiro? (Jornal do Brasil, 4/6/1938).
1971
AO LADO: Perseguição policial acaba na estação (O Estado de S. Paulo, 05/05/1971). |
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ACIMA: O desastre em 1958 (outra vez na Central do
Brasil...) - CLIQUE SOBRE A MANCHETE PARA VER A REPORTAGEM (De
um jornal carioca não identificado , edição de
13/6/1958).
ACIMA: O desvio citado no texto que liga à
Auxiliar, em Aljezur (Foto Julio Cesar da Silva, 9/2009).
ACIMA: TUE da Supervia passa pelo pátio
de Engenheiro Pedreira (Foto Julio Cesar da Silva, 9/2009).
(Fontes: Julio C. Silva; J. E. Buzelin;
Carlos Latuff; Coaraci Camargo; O Estado de S. Paulo, 1923 e 1925;
Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Communicação;
Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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Inauguração da nova estação de Engenheiro
Pedreira em 1977. Acervo J. E. Buzelin |
A estação de Engenheiro Pedreira em 01/2004. Foto
Carlos Latuff |
A estação de Engenheiro Pedreira em 01/2004. Foto
Carlos Latuff |
A estação de Engenheiro Pedreira em 01/2004. Foto
Carlos Latuff |
A estação de Engenheiro Pedreira em 01/2004. Foto
Carlos Latuff |
A estação de Engenheiro Pedreira em 01/2004. Foto
Carlos Latuff |
A estação de Engenheiro Pedreira em 01/2004. Foto
Carlos Latuff |
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Atualização:
16.12.2021
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