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E. F. Dom Pedro
II (1878-1889)
E. F. Central do Brasil (1889-1975)
RFFSA (1975-1996) |
ENGENHEIRO
GURGEL
(antiga SERRA)
Município de Paracambi, RJ |
Linha do Centro - km 75,478 (1928) |
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RJ-1383 |
Altitude: 214 m |
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Inauguração: 1878 |
Uso atual: demolida |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d (já demolido) |
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HISTORICO DA LINHA: Primeira
linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889
passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de
todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação
Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando
Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais,
atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco
e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura
Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram
Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída
foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro
lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro
acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto
foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando
o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final
se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até
Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste
Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam
os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo
Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os
respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém,
havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro
Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio.
Entre Japeri e Barra do Piraí havia o "Barrinha", até 1996, e finalmente,
entre Montes Claros e Monte Azul esses trens sobreviveram até 1996,
restos do antigo trem que ia para a Bahia. Em resumo, a linha inteira
ainda existe... para trens cargueiros. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Serra foi inaugurada em 1878.
"As estações da Serra, Palmeiras e Rodeio são muito procuradas
pelo seu excelente clima e são os germens e lindas e pitorescas povoações
para onde afluirá a população da Corte na estação calmosa"
(Cyro Diocleciano Ribeiro Pessoa Jr.: Estudo Descriptivo das Estradas
de Ferro do Brazil, Imprensa Nacional, 1886).
Nos anos 1940 recebeu o nome de Engenheiro Gurgel.
"O meu pai tem um sitio que fica na serra onde fica a estação.
Nós sempre subíamos até a estação
para brincar. Muitas vezes tomamos o trem até Barra do Piraí,
vindo de Japeri. Hoje a estação ja não existe
mais. Eu me lembro que a plataforma antiga estava lá até
um acidente nos anos 1980 com um trem cargueiro de minerio de ferro,
então eles fizeram uma plataforma nova. O trem sempre passava
e os trabalhadores mantinham as suas horas de comer ou fim do turno
conforme o trem passava. Era um passeio lindo ir até Barra
de trem. Do outro lado da estação tem uma fazenda com
um casarão antigo lindo. Ali perto também existe um
caminho que acompanha a linha que dizem era o caminho do Imperador.
Não me lembro para onde ia mas sei que meu pai fez essa trilha
um dia a cavalo procurando umas cabeças de gado que fugiram.
Também me lembro de um dia em que acompanhei meu pai até
a estação de Scheid, pequena mas num local muito bonito,
ali havia um sítio onde meu pai tinha ido comprar umas cabeças
de gado. Também conheço muito bem a estação
de Palmeira da Serra, lá morava um amigo, seu Carmo, já
falecido, e que ajudava meu pai com muitas coisas no sítio.
Já faz muitos anos que não vou ao sitio" (Paulo
Almeida, EUA, 04/2003).
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1905
AO LADO: Acidente próximo à estação de Engenheiro Gurgel, então ainda chamada de Serra fez com que os carros desgovernados somente fossem parar cerca de 12 km morro abaixo, na estação de Ellison (e não Heller, como está na notícia (O Estado de S. Paulo, 4/3/1905). |
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1925
AO LADO: Acidente na estação de Serra
(O Estado de S. Paulo, 20/5/1925).
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1926
AO LADO: Outro acidente na estação de Serra
(O Estado
de S. Paulo, 6/9/1926).
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1926
AO LADO: Acidente próximo à estação
de Serra (O
Estado de S. Paulo, 28/9/1926).
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1938
AO LADO: Acidente com morte envolvendo as estações
de Scheid e de Serra
(O Estado de S. Paulo, 30/10/1938).
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1942
AO LADO: Acidente com litorina próximo à estação
de Serra - que já havia mudado o nome para Engenheiro Gurgel 2 anos antes (O Estado de S. Paulo, 6/3/1942). |
ACIMA: Pátio da antiga estação
de Engenheiro Gurgel. À esquerda, a plataforma e à direita,
o trem chegando, antes do túnel 3 já abandonado (Fotos
Aleksander Oldal, 22/6/2009).
ACIMA: Vista tomada a partir do pátio
de Engenheiro Gurgel. Notar o cargueiro do outro lado (Foto Aleksander Oldal, 22/6/2009).
ACIMA: O túnel 3, abandonado depois de um desmoronamento. Fica logo
após a estação (Foto Aleksander Oldal, 22/6/2009).
(Fontes: Aleksander Oldal; Jorge A. Ferreira;
Paulo Almeida; José E. Buzelin; Carlos Latuff; O Estado de
S. Paulo, 1925, 1926 e 1938; Cyro Diocleciano Ribeiro Pessoa Jr.:
Estudo Descriptivo das Estradas de Ferro do Brazil, Imprensa Nacional,
1886; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Communicação,
1928; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação de Serra, em 1914. Foto cedida por José
E. Buzelin |
Casa de funcionários em Engenheiro Gurgel, em 2003; a
estação já foi demolida. Foto Carlos Latuff |
A plataforma com uma cobertura existente em 22/6/2009. Foto
Aleksander Oldal |
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Atualização:
22.02.2022
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