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E. F. Central do
Brasil (1914-1969) |
SANTA
AMÉLIA
Município de Mercês, MG |
Ramal de Mercês - km 374,933
(1928) |
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MG-3979 |
Altitude: 535 m |
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Inauguração: 13.11.1914 |
Uso atual: demolida |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTÓRICO DA LINHA:
O ramal de Mercês foi aberto por volta de 1900 pela E. F. do
Rio Doce, ligando a estação de Palmyra (Santos Dumont)
a Oliveira Fortes, e prolongado em 1914 quando alcançou a cidade
de Mercês. Originalmente, era a E. F. João Gomes ao Rio
Doce, adquirida pela Central em outubro de 1910. Inicialmente seu
nome foi Ramal de Piranga, pois pretendia chegar até essa cidade,
ligando o ramal ao ramal da Ponte Nova, cuja linha distava pouco mais
de 40 km de Mercês. Tal nunca foi feito e o nome do ramal passou
a ser o da sua cidade final. Foi suprimido em 28/02/1969. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Santa Amélia foi aberta em 1914 em terras da fazenda
Vargem Alegre. O nome da estação homenageava a esposa
do proprietário da fazenda, dona Amélia Ramiro,
que doou as terras para a abertura da estação e passagem
da linha.
A estação e o ramal foram fechados em 1969.
A estação foi demolida. Hoje fica em terras da fazenda
Santa Amélia.
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TRENS
- De acordo com os guias de horários, os trens de
passageiros - sempre trens mistos - pararam nesta estação
de 1914 a 1969. Ao lado, um destes trens está próximo
à cidade de Oliveira Fortes, em 1967. Clique sobre a
foto para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários
em fevereiro de 1963 (Guias Levi). |
(Fontes: Carlos Latuff; Max Vasconcellos: Vias
Brasileiras de Comunicação, 1928; Guia Geral das Estradas
de Ferro do Brasil, 1960) |
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Da estação de Santa Amélia restou somente
a plataforma. Foto Carlos Latuff em 7/2010 |
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Atualização:
13.05.2017
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