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E. F. Central do
Brasil (1919-1975)
RFFSA (1975-1992) |
SIDERÚRGICA
Município de Sabará, MG |
Ramal de Nova Era - km 586,180 (1960) |
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MG-3422 |
Altitude: 722 m |
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Inauguração: 01.04.1919 |
Uso atual: demolida |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1935? (já demolido) |
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HISTORICO DA LINHA: O ramal de
São José da Lagoa foi construído por uma tal Companhia Estrada de
Ferro Espirito Santo a Minas, que em 1908 se chamava "Estrada de Ferro
Sabará a Santa Bárbara". A Central não menciona a encampação em seus
relatórios, fato ocorrido algum tempo depois, quando o ramal passou
a ser chamado de Ramal de Santa Bárbara e depois de Ramal de Nova
Era, seu ponto final mas também ponto de ligação com a E. F. Vitória
a Minas, a partir de 1936. A EFVM começou a circular no ramal já nos
anos 40, surgindo daí as intrigas entre as duas empresas quanto à
questão dos limites de operação de cada uma. Nos anos 1980 a CVRD,
dona da EFVM, iniciou planos para construir uma linha inteiramente
nova entre Costa Lacerda e Sabará. Em 1982 iniciaram-se as obras de
construção da primeira etapa desta variante, que, em 1988, foi inaugurada,
fazendo o trecho de Sabará a Henrique Fleiuss da antiga Central ser
totalmente erradicado pela RFFSA. No início dos anos 1990, a CVRD
iniciou a segunda fase da construção da variante, entre o Pátio 6
(Henrique Fleiuss) e Costa Lacerda, aberta em 1996. O que assegurou
definitivamente a preservação da linha nesse segundo trecho foi a
iniciativa de preservá-lo para fins turísticos. MAIS
INFORMAÇÕES |
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A ESTAÇÃO: A estação de
Siderurgica foi inaugurada em 1919. O prédio já
estava pronto em 1918.
Entre as estações de Siderurgica e de Gusa
a linha foi desativada e os trilhos arrancados. A estação ficava junto
à companhia Belgo Mineira (que atualmente se chama Arcelor
Mittal), mas já não existe mais.
"O trecho de Belo Horizonte até Siderúrgica está abandonado
mas ainda dispõe de trilhos. Dalí em diante, por onde andei, tudo
foi arrancado" (Carlos Latuff, 8/2009).
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1935
AO LADO: Inauguração
de um novo prédio para a estação? (O Estado de S. Paulo, 10/8/1935) |
ACIMA: Fotografia aérea da Siderúrgica
Belgo-Mineira em 1953. Segundo Wanderson Magela Viana, a estação
está à frene da usina, na linha do ramal, praticamente
no centro da foto. Realmente, dá para se notar a existência
de um prédio junto aos trilhos, numa linha entre a ponte sobre
o rio no sentido norte da foto (Cessão e explicação
Wanderson Magela Viana em 2009).
ACIMA: Trecho de linha entre
o início do antigo ramal de Nova Era e a estação
de Siderúrgica. Reparem que o trilhos está lá
(à esquerda) (Foto Carlos Latuff, 8/2009).
(Fontes: J. E. Buzelin; Wanderson Magela
Viana; Carlos Latuff; O Estado de S. Paulo, 4/5/1919; Guia
Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960) |
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Atualização:
21.07.2018
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