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E.
F. Central do Brasil (1908-1975)
RFFSA (1975-1992) |
MESTRE
CAETANO
Município
de Sabará, MG |
Ramal de
Nova Era - km 592,156 (1928) |
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MG-0147 |
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Inauguração: 07.12.1908 |
Uso atual: em
ruínas |
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sem
trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d
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HISTORICO
DA LINHA: O ramal de São José da Lagoa foi construído por uma tal
Companhia Estrada de Ferro Espirito Santo a Minas, que em 1908 se
chamava "Estrada de Ferro Sabará a Santa Bárbara". A Central não menciona
a encampação em seus relatórios, fato ocorrido algum tempo depois,
quando o ramal passou a ser chamado de Ramal de Santa Bárbara e depois
de Ramal de Nova Era, seu ponto final mas também ponto de ligação
com a E. F. Vitória a Minas, a partir de 1936. A EFVM começou a circular
no ramal já nos anos 40, surgindo daí as intrigas entre as duas empresas
quanto à questão dos limites de operação de cada uma. Nos anos 1980
a CVRD, dona da EFVM, iniciou planos para construir uma linha inteiramente
nova entre Costa Lacerda e Sabará. Em 1982 iniciaram-se as obras de
construção da primeira etapa desta variante, que, em 1988, foi inaugurada,
fazendo o trecho de Sabará a Henrique Fleiuss da antiga Central ser
totalmente erradicado pela RFFSA. No início dos anos 1990, a CVRD
iniciou a segunda fase da construção da variante, entre o Pátio 6
(Henrique Fleiuss) e Costa Lacerda, aberta em 1996. O que assegurou
definitivamente a preservação da linha nesse segundo trecho foi a
iniciativa de preservá-lo para fins turísticos. MAIS
INFORMAÇÕES |
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A ESTAÇÃO:
Segundo Max Vasconcellos, a estação de Mestre
Caetano foi inaugurada em 1908 com o nome de Cuiabá.
Em 1928, ainda com o nome original, teve os seguintes comentários
do viajante Max Vasconcellos: "A estação
serve ao arraial do mesmo nome, que fica à direita. Aí
está localizada a fábrica de destilação
pertencente à Companhia Morro Velho. Uma companhia alemã
mantém nos arredores vasta plantação de cedro
para a produção de óleo". O prédio
da antiga estação está hoje em ruínas.
O mato toma conta de tudo em volta e das próprias ruínas.
(Fontes: Pedro P. Resende; Gutierrez L. Coelho; Carlos
Latuff, 2009; Edernilton --; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de
Communicação, 1928; Guia Geral das Estradas de Ferro
do Brasil, 1960) |
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A estação em 1992. Foto Edernilton, de Nova Granja,
MG |
A estação, final dos anos 1990, já sem
trilhos. Acervo Pedro P. Resende |
A estação em 2004. Foto Gutierrez L. Coelho |
A estação em 2004. Foto Gutierrez L. Coelho |
Ruínas da estação em 8/2009. Foto Carlos
Latuff |
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Atualização:
11.08.2009
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