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E. F. Central do
Brasil (1914-1969) |
MERCÊS
Município de Mercês, MG |
Ramal de Mercês - km 381,152
(1928) |
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MG-1258 |
Altitude: 515 m |
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Inauguração: 13.11.1914 |
Uso atual: agência dos correios? (2018) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTÓRICO DA LINHA:
O ramal de Mercês foi aberto por volta de 1900 pela E. F. do
Rio Doce, ligando a estação de Palmyra (Santos Dumont)
a Oliveira Fortes, e prolongado em 1914 quando alcançou a cidade
de Mercês. Originalmente, era a E. F. João Gomes ao Rio
Doce, adquirida pela Central em outubro de 1910. Inicialmente seu
nome foi Ramal de Piranga, pois pretendia chegar até essa cidade,
ligando o ramal ao ramal da Ponte Nova, cuja linha distava pouco mais
de 40 km de Mercês. Tal nunca foi feito e o nome do ramal passou
a ser o da sua cidade final. Foi suprimido em 28/02/1969. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Mercês foi aberta em 1914. Era a ponta da linha do
ramal de Piranga, mais tarde ramal de Mercês.
Deveria de lá sair o prolongamento do ramal até próximo
a Mariana, no ramal da Ponte Nova. Tal linha nunca aconteceu.
O DD-415 da RFFSA de 21/10/1965 anunciou a supressão
do ramal de Santos Dumont a Mercês. Não se sabe se isto foi cumprido, pois ainda teriam corrido trens até o fechamento da linha em 1969, quando a estação foi
fechada, segundo horários de trens nos Guias Levi.
Em 1996, o prédio estava abandonado. Em 2006, bem conservado, servia como agência
dos correios. Em 2018 a estação estava em bom estado, mas não sei se o uso como agência postal ainda se mantinha.
ACIMA: A estação de Mercês
e o pátio ferroviário, ambos ainda em atividade, em
frente às casas, tendo à direita duas pequenas guaritas.
Mercês era ponto final de ramal, o que mostra que ali havia
manobra de trem, possivelmente por triângulo ou girador. Anos
1950 (IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros,
IBGE, vol. XXVI, 1959, p. 88; cortesia Jorge A. Ferreira). ABAIXO:
Já abandonada mas ainda com aspecto de estação,
Mercês em 1986 (Foto Hugo Caramuru).
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TRENS
- De acordo com os guias de horários, os trens de
passageiros - sempre trens mistos - pararam nesta estação
de 1914 a 1969. Ao lado, um destes trens está próximo
à cidade de Oliveira Fortes, em 1967. Clique sobre a
foto para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários
em fevereiro de 1963 (Guias Levi). |
(Fontes: Hugo Caramuru; Pedro Paulo Rezende,
1996; Carlos Latuff; Jorge Alves Ferreira, 2002; Max Vasconcellos,
Vias Brasileiras de Comunicação, 1928; IBGE: Enciclopédia
dos Municípios Brasileiros, 1958; Guia Geral das Estradas de
Ferro do Brasil, 1960;) |
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A estação em 1996, ainda abandonada. Foto Pedro
Paulo Resende |
A estação em 1996, ainda abandonada. Foto Pedro
Paulo Rezende |
A estação em 2002. Foto Jorge Alves Ferreira |
A estação em 2002. Foto Jorge Alves Ferreira |
A estação em 2002. Foto Jorge Alves Ferreira |
A estação em 2006. Foto Carlos Latuff |
A estação em 4/3/2018. Foto Hugo Caramuru |
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Atualização:
24.02.2023
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