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E.
F. Central do Brasil (1910-1975)
RFFSA (1975-1992) |
JOÃO
VASCONCELLOS
(antiga RANCHO NOVO)
Município
de Caeté, MG |
Ramal de
Nova Era - km 619,314 (1928) |
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MG-0144 |
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Inauguração: 12.11.1910 |
Uso atual: moradia |
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sem
trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d
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HISTORICO
DA LINHA: O ramal de São José da Lagoa foi construído por uma tal
Companhia Estrada de Ferro Espirito Santo a Minas, que em 1908 se
chamava "Estrada de Ferro Sabará a Santa Bárbara". A Central não menciona
a encampação em seus relatórios, fato ocorrido algum tempo depois,
quando o ramal passou a ser chamado de Ramal de Santa Bárbara e depois
de Ramal de Nova Era, seu ponto final mas também ponto de ligação
com a E. F. Vitória a Minas, a partir de 1936. A EFVM começou a circular
no ramal já nos anos 40, surgindo daí as intrigas entre as duas empresas
quanto à questão dos limites de operação de cada uma. Nos anos 1980
a CVRD, dona da EFVM, iniciou planos para construir uma linha inteiramente
nova entre Costa Lacerda e Sabará. Em 1982 iniciaram-se as obras de
construção da primeira etapa desta variante, que, em 1988, foi inaugurada,
fazendo o trecho de Sabará a Henrique Fleiuss da antiga Central ser
totalmente erradicado pela RFFSA. No início dos anos 1990, a CVRD
iniciou a segunda fase da construção da variante, entre o Pátio 6
(Henrique Fleiuss) e Costa Lacerda, aberta em 1996. O que assegurou
definitivamente a preservação da linha nesse segundo trecho foi a
iniciativa de preservá-lo para fins turísticos. MAIS
INFORMAÇÕES |
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A ESTAÇÃO:
A estação de Rancho Novo foi aberta em 1910.
Era o ponto culminante do ramal de Santa Barbara. Mais tarde
tomou o nome de João Vasconcellos (anos 1930). Com as
inúmeras modificações pelas quais passou a linha,
fazendo com que o ramal original praticamente desaparecesse, a estação
ficou sem os trilhos em 1992, depois de ter sido desativazda em 1988.
"Está em pé porem semi abandonada. Houve quem lhe acrescentasse
uma puxada com o objetivo de adaptar o imóvel para residência. Quando
chegamos lá não vimos ninguem no prédio, que estava fechado. O que
nos aborreceu mais foi constatar que a a caixa dágua existente na
estação havia sido roubada e que os gatunos se utilizaram do maçarico
para cortar os trilhos usados como colunas" (Gutierrez
L. Coelho, 2003).
(Fontes: Vias Brasileiras de Cominicação, Max Vasconcellos,
1928; Gutierrez L. Coelho, 2003) |
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A estação, em 2003. Foto Gutierrez L. Coelho |
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Atualização:
23.06.2010
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