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E.
F. Central do Brasil (1938-1975)
RFFSA (1975-1992) |
CANGA
Município
de Santa Barbara, MG |
Ramal de
Nova Era - km |
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MG-1224 |
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Inauguração: 01.07.1938 |
Uso atual: em
ruínas |
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sem
trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d
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HISTORICO
DA LINHA: O ramal de São José da Lagoa foi construído por uma tal
Companhia Estrada de Ferro Espirito Santo a Minas, que em 1908 se
chamava "Estrada de Ferro Sabará a Santa Bárbara". A Central não menciona
a encampação em seus relatórios, fato ocorrido algum tempo depois,
quando o ramal passou a ser chamado de Ramal de Santa Bárbara e depois
de Ramal de Nova Era, seu ponto final mas também ponto de ligação
com a E. F. Vitória a Minas, a partir de 1936. A EFVM começou a circular
no ramal já nos anos 40, surgindo daí as intrigas entre as duas empresas
quanto à questão dos limites de operação de cada uma. Nos anos 1980
a CVRD, dona da EFVM, iniciou planos para construir uma linha inteiramente
nova entre Costa Lacerda e Sabará. Em 1982 iniciaram-se as obras de
construção da primeira etapa desta variante, que, em 1988, foi inaugurada,
fazendo o trecho de Sabará a Henrique Fleiuss da antiga Central ser
totalmente erradicado pela RFFSA. No início dos anos 1990, a CVRD
iniciou a segunda fase da construção da variante, entre o Pátio 6
(Henrique Fleiuss) e Costa Lacerda, aberta em 1996. O que assegurou
definitivamente a preservação da linha nesse segundo trecho foi a
iniciativa de preservá-lo para fins turísticos. MAIS
INFORMAÇÕES |
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A ESTAÇÃO:
A estação de Canga foi aberta em 1938. Com as
inúmeras modificações pelas quais passou a linha,
fazendo com que o ramal original praticamente desaparecesse, a estação
ficou sem os trilhos em 1992, depois de desativada em 1988, com a
abertura da variante naquele trecho. |
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A estação, já em ruínas, final dos
anos 1990. Foto Gustavo Henrique F. Moreira |
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Atualização:
31.08.2004
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