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E. F. Santa Bárbara
(1909-1912)
E. F. Central do Brasil (1912-1975)
RFFSA (1975-1992) |
CAETÉ
(antiga VISCONDE DE CAETÉ)
Município de Caeté, MG |
Ramal de Nova Era - km 607,292
(1928) |
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MG-0142 |
Altitude: 933 m |
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Inauguração: 22.09.1909 |
Uso atual: em obras de restauração (2023) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: O
ramal de São José da Lagoa foi construído por uma tal Companhia Estrada
de Ferro Espirito Santo a Minas, que em 1908 se chamava "Estrada de
Ferro Sabará a Santa Bárbara". A Central não menciona a encampação
em seus relatórios, fato ocorrido algum tempo depois, quando o ramal
passou a ser chamado de Ramal de Santa Bárbara e depois de Ramal de
Nova Era, seu ponto final mas também ponto de ligação com a E. F.
Vitória a Minas, a partir de 1936. A EFVM começou a circular no ramal
já nos anos 1940, surgindo daí as intrigas entre as duas empresas quanto
à questão dos limites de operação de cada uma. Nos anos 1980 a CVRD,
dona da EFVM, iniciou planos para construir uma linha inteiramente
nova entre Costa Lacerda e Sabará. Em 1982 iniciaram-se as obras de
construção da primeira etapa desta variante, que, em 1988, foi inaugurada,
fazendo o trecho de Sabará a Henrique Fleiuss da antiga Central ser
totalmente erradicado pela RFFSA. No início dos anos 1990, a CVRD
iniciou a segunda fase da construção da variante, entre o Pátio 6
(Henrique Fleiuss) e Costa Lacerda, aberta em 1996. O que assegurou
definitivamente a preservação da linha nesse segundo trecho foi a
iniciativa de preservá-lo para fins turísticos. MAIS
INFORMAÇÕES |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Caeté foi inaugurada em 1909 pela E. F. Santa Barbara.
A estação deveria ter sido inaugurada em agosto de 1908,
quando o governador mineiro, João Pinheiro, partiu de
Belo Horizonte para a cidade para ali inaugurar o "ramal
ferreo" (O Estado de S. Paulo, 20/8/1908), mas um mês
depois chegava a notícia que "foi adiada para dia indeterminado
a inauguração da estação de Caeté"
(O Estado de S. Paulo, 19/9/1908). O que teria havido? Acabou
sendo aberta em 1909. Porém, sabe-se que no início de
março deste ano a cidade estava "quase completamente
erma pelo exodo das famílias, que fogem da varíola.
Os que não se podem retirar são dizimados pela terrível
moléstia" (O Estado de S. Paulo, 7/3/1909).
Estaria a estação já aberta ou foi este fator
que atrasou a abertura da estação?
A estação chamou-se, por algum tempo, Visconde de
Caeté.
Com as diversas variantes que alteraram completamente o curso do ramal,
a estação ficou fora da linha em 1992, depois de desativada
em 1988, quando foi aberta a variante naquele trecho.
"Fui
a Caeté fotografar, pouco depois que a EFVM assumiu o ramal. Eu e
o meu pai ficamos no único hotel do lugar. Deitado à noite você
escutava as composições passando por um longo tempo, as GT (as únicas
locos que podiam entrar no ramal) gritando no último volume, especialmente
se estivessem vindo subindo a rampa a partir de Gorceix - uma estação
antes, sentido BH" (Nicholas Burman, 21/6/2010).
"Infelizmente a estação de Caeté encontra-se
atualmente totalmente descaracterizada, com a invasão de seu
entorno por moradias irregulares. O prédio da estação
é tombado em nível municipal, mesmo assim o poder público
não tomou nenhuma medida para coibir a agressão a um
bem de grande valor
histórico" (Wanderlei J. Pinheiro,
04/2005).
"Até algum tempo atrás a estação abrigava o
efetivo local da Policia Militar, agora está totalmente abandonada
e só não foi completamente depredada para roubo de material por um
desses milagres que ninguém entende. A Prefeitura do município a ignora.
A ocupação irregular e as invasões chegaram assim que a Policia saiu.
Já mal se consegue distinguir a plataforma, encoberta pelo mato, portas
já foram parcialmente danificadas, o desrespeito pelo prédio é o que
se vê em meio a pelo menos umas 15 casas construídas aleatoriamente
ao redor da estação" (Gutierrez L. Coelho, 2/1/2010).
Quanto à estação em si, um projeto de restauração foi aprovado em 2018, com as obras tendo início apenas em 2023 com o patrocínio da mineradora AngloGold Ashanti, responsável pela exploração da Mina Lamego, entre Caeté e Sabará. O prédio deverá abrigar um Centro Cultural do município, com abertura prevista para 2024 (cf. Rogerio Magalhães Coutinho, em 31/7/
2023).
ACIMA: A linha passando pelo município
de Caeté (em vermelho), de Sabará a Morro Grande, em
1922 (Acervo Ralph Mennucci Giesbrecht).
1924
AO LADO: Essa ferrovia jamais foi
construída (O Estado de S. Paulo, 18/12/1924). |
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1938
AO LADO: Descarrilamento próximo à estação
de Visconde de Caeté (O Estado de S. Paulo, 17/11/1938). |
(Fontes: Gutierrez L. Coelho; Flavio Lage; José
Emilio Buzelin; Nicholas Burman; Manoel Francisco; Wanderlei J. Pinheiro;
Leandro D. Coelho; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Comunicação,
1928; O Estado de S. Paulo, 1908-09, 1924 e 1938; Leituras da História,
nr. 11, 2008; IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros,
1958; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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Estação de Caeté em 1915. Foto extraída
de Leituras da História, nr. 11, 2008 |
A estação, ainda ativa, c. 1956. Foto da Enciclopédia
dos Municípios Brasileiros, vol. XXIV, 1958, p. 277
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Fachada da estação em maio de 1989. Foto Flavio
Lage |
A estação reformada em 1990. Foto José
Emilio Buzelin |
Estação de Caeté, provavelmente anos 1990.
Foto Manoel Francisco |
A estação, fachada, em 2007. Foto Leandro D. Coelho |
A estação, lado da plataforma, em 2007. Foto Leandro
D. Coelho |
A estação em 2008. Foto Leandro D. Coelho |
A estação abandonada em 2/1/2010. Foto Gutierrez
L. Coelho |
A estação em 2/10/2019. Foto Fernando Marietan |
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Atualização:
02.08.2023
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