|
|
E. F. Dom Pedro
II (1888?-1889)
E. F. Central do Brasil (1889-1964)
E. F. Leopoldina (1964-1975)
RFFSA (1975-1996)
CVRD (2006-) |
OURO
PRETO
Município de Ouro Preto, MG |
Ramal de Ponte Nova - km 540,286
(1928) |
|
MG-0392 |
Altitude: 1.060,885 m |
|
Inauguração: 01.01.1888? |
Uso atual: fechada (2016) |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: O
ramal de Ponte Nova foi construído em 1887 e 1888 para, da
estação de Burnier, se atingir Ouro Preto, então
capital da Província, de forma que ela se ligasse com o Rio
de Janeiro por via férrea. Somente mais tarde, entre 1914 e
1926, é que foi construído o trecho que chegaria até
Ponte Nova. Por uma resolução da RFFSA, RI-51 de 2/6/1964,
o ramal passou a ser operado pela Leopoldina. Até 1980 ainda
havia trens mistos percorrendo o ramal. Atualmente o ramal da Ponte
Nova está desativado, tanto para passageiros como para cargas.
Seus trilhos foram praticamente todos arrancados. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Ouro Preto, aberta no início de 1888 (cf. Max Vanconcellos: Vias Brasileiras de Communicação), quando a cidade ainda era a capital
da Província de Minas Gerais. Foi construída no bairro
da Barra, por ser este a parte mais plana da cidade, e num local que
os moradores chamavam de Praia do Circo, onde as trupes circenses
montavam seus espetáculos.
Teria havido três inaugurações do ramal e da estação de Ouro Preto? Em 1882, o jornal anunciou a primeira inauguração (ver caixa abaixo, de 1882); em 1888, a data de 1º de janeiro foi considerada como a da inauguração, segundo o livro escrito 50 anos depois (Vias Brasileiras de Communicação, de 1928); e também mais uma em julho de 1889, quando o jornal anunciou a viagem do Imperador para Ouro Preto como sendo para a inauguração do ramal (ver caixas abaixo, de 1889).
Como sói acontecer em Minas, em alguns trechos a linha do ramal compartilhava
espaço com o tráfego nas ruas da cidade.
Até a década de 1950, uma usina siderúrgica experimental operada pelos
alunos da Escola de Engenharia de Minas e Metalurgia de Ouro Preto
ficava ali ao lado da estação e dispunha de ramal próprio.
Pelo menos até 1980 ainda havia movimentação
de passageiros que podiam se utilizar dos trens mistos.
Depois, a estação foi fechada, os trilhos no ramal chegaram
em grande parte a ser retirados, a estação passou um
tempo abandonada, foi reformada e finalmente em 2006 sofreu uma grande
reforma para ser a estação inicial do trem turístico
de Ouro Preto a Mariana operado pela FCA a partir de
05/05/2006 - o segundo, pois um outro trem deste tipo, o primeiro,
operado pela RFFSA, operou de 1986 a 1996 utilizando primeiramente
vaporeiras Baldwin e Pacific e no final diesels U13-B. O novo trem
da FCA era puxado por uma locomotiva a vapor Santa Fé oriunda
da antiga E. F. Teresa Cristina, em SC, e com 6 carros de aço,
sendo um panorâmico. O prédio da estação
passou então a servir, além de estação,
como museu ferroviário, contendo uma maquete da linha turística
recém-inaugurada.
Em 2019, o trem ainda existia, mas era puxado por locomotivas diesel já havia alguns
anos. A máquina a vapor não
aguentou. Já o museu da estação havia sido fechado.
|
1883
À ESQUERDA: Construção de ramal para Ouro Preto, que somente ficaria pronro em 1888 (A
Provincia de S. Paulo, 28/11/1889). |
|
1889
À ESQUERDA: Partida do Imperador para Ouro Preto, para a inauguração do ramal (A
Provincia de S. Paulo, 21/7/1889). |
|
1889
À ESQUERDA: Volta do Imperador de Ouro Preto para a Corte,. Mas foi mesmo para inaugurar o ramal? (A
Provincia de S. Paulo, 27/7/1883). |
|
1923
À ESQUERDA: Construção de um ramal em Ouro Preto (O
Estado de S. Paulo, 18/3/1923).
|
|
1923
À ESQUERDA: Novos horários dos trens (O
Estado de S. Paulo, 6/5/1923).
|
ACIMA: A estação e a cidade,
provavelmente anos 1920 (Autor desconhecido).
ACIMA: Pátio da estação, visto da cidade (Autor desconhecido,
data desconhecida).
(Fontes:
Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; J. E. Buzelin; Adriano Martins;
Leandro Guidini; Jorge Ciawlowski; Antonio Gorni; Gutierrez Coelho;
Henrique N. Castro; Marcello Talamo; O Estado de S. Paulo, 1923; José
Agenor; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Communicação,
1928; Revista Ferroviária, diversos exemplares) |
|
|
|
A estação de Ouro Preto em 1928. Foto Max Vasconcellos |
A estação em 1990. Foto Jorge Ciawlowski |
A estação vista de cima em 1990. Foto Jorge Ciawlowski
|
Carros no pátio de Ouro Preto nos anos 1990. Foto cedida
por Marcello Talamo |
A estação em 10/2002. Foto Antonio Gorni |
Pátio e plataforma da estação desativada,
em 10/2002. Foto Antonio Gorni |
A estação em 10/2002. Foto Antonio Gorni |
Pátio e plataforma da estação desativada,
em 10/2002. Foto Antonio Gorni |
A plataforma da estação desativada, em 10/2002.
Foto Antonio Gorni |
A estação em 10/2002. Foto Antonio Gorni |
A estação reformada, em 07/05/2006. Foto Gutierrez
L. Coelho |
A estação reformada, em 07/05/2006. Foto Gutierrez
L. Coelho |
Estação de Ouro Preto em 2014. Foto Adriano Martins |
A estação, em 22/04/2021. Foto Julio Alves |
|
|
|
|
|
Atualização:
11.08.2021
|
|