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E. F. Central do
Brasil (1917-1975)
RFFSA (1975-1996) |
CHACRINHA
Município de Belo Vale, MG |
Linha do Paraopeba - km 522,040
(1960) |
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MG-1221 |
Altitude: 813 m |
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Inauguração: 20.06.1917 |
Uso atual: abandonada (2018) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1917 |
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HISTORICO DA LINHA: A linha do
Paraopeba, assim chamada porque durante boa parte de sua extensão
acompanha o rio do mesmo nome, foi construída em bitola larga,
provavelmente para aliviar o tráfego de trens entre o Rio de
Janeiro e Belo Horizonte que até sua abertura tinha de passar
pela zona de mineração da Linha do Centro, até
General Carneiro, onde saía a linha para a capital mineira.
Além disso, até então havia baldeação
para bitola métrica em Burnier, o que dificultava as operações
principalmente dos trens de passageiros entre as duas capitais. A
linha do Paraopeba, saindo da estação de Joaquim Murtinho,
foi aberta até a estação de João Ribeiro
em 1914 e até Belo Horizonte em 1917. Dali a General Carneiro
foi mantida a bitola de métrica no trecho já existente.
Com isso se estabelecia a ligação direta sem baldeações
entre o Rio e Belo Horizonte. O trem de passageiros trafegou por ali
até 1979, quando, depois de uma ou duas tentativas rápidas
de reativação, foi extinto. O movimento de cargueiros
continua intenso até hoje, com a concessionária MRS,
até a estação do Barreiro, próxima a BH,
e depois com a FCA até General Carneiro, agora sim com bitola
mista, métrica e larga. |
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A ESTAÇÃO: A parada de Chacrinha
foi inaugurada em 1917.
"O nome tem origem no antigo Quilombo
da Chacrinha. Há no local ruínas de uma antiga fazenda, chamada de
Fazenda do Um Milhão e meio, referindo-se ao rico proprietário que chegou a possuir
a imensa fortuna de um milhão e meio de contos de réis. As datas nas
pedras são de 1752" (Pedro Paulo Resende, 31/12/2007).
ACIMA: Parede de pedras da antiga fazenda existente
junto à Parada do Chacrinha, com datas de 1752 (Foto Pedro
Paulo Rezende, 31/12/2007). |
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Parada Chacrinha, apenas os postes de trilhos de sustentação
da antiga cobertura sobre a plataforma, em 31/12/2007. Foto
Pedro Paulo Resende |
A estação em 8/10/2018. Foto Edson R. Ferreira |
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Atualização:
15.10.2018
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