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RFFSA (1996) |
SETE
LAGOAS-NOVA
Município de Sete Lagoas, MG |
Variante de Sete Lagoas - km |
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MG-0530 |
Altitude: - |
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Inauguração: 1996 |
Uso atual: fechada (2011) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1996 |
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HISTORICO DA LINHA: A variante
de Sete Lagoas foi aberta em 1997 para desviar o tráfego ferroviário
de dentro da área urbana da cidade de Sete Lagoas. Nesta altura,
a FCA já era a responsável pela operação
das linhas na região. Junto com a variante construiu-se um
ramal para a nova estação de Calsete. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Sete Lagoas-nova foi inaugurada em 1996. Concluída
pouco antes da privatização, está ao lado da atual oficina de Sete
Lagoas, na variante que retirou a linha do centro urbano.
Embora
o prédio estivesse em bom estado, a FCA não o aproveitou, portanto é mais
um "elefantinho branco". Um pátio para manobras foi construído
na linha nova.
Em 2011 ainda estava fechada e depredada. Se o
boato de que a Progress Rail (MGE) queria montar uma oficina ou fábrica
de locomotivas ali for verdadeiro, ela deve voltar a operar. O empecilho
por ora é a necessidade de alargar nove km de linha até lá.
(Veja
também SETE LAGOAS)
(Fontes: Gutierrez L. Coelho; Pedro Paulo Rezende;
J. H. Buzelin) |
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A estação em 2003. Foto Gutierrez L. Coelho |
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Atualização:
22.11.2022
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