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E. F. Central do
Brasil (1913-anos 1920) |
RECENVINDO
Município de Santos Dumont, MG |
Linha do Centro - km 330,328 (1928) |
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MG-3153 |
Altitude: - |
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Inauguração: 08.1913 |
Uso atual: demolida nos anos 1920 |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1913? (já demolido) |
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HISTORICO DA LINHA: Primeira
linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889
passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de
todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação
Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando
Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais,
atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco
e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura
Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram
Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída
foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro
lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro
acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto
foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando
o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final
se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até
Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste
Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam
os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo
Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os
respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém,
havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro
Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio.
Entre Japeri e Barra Mansa havia o "Barrinha", até 1996, e finalmente,
entre Montes Claros e Monte Azul esses trens sobreviveram até 1996,
restos do antigo trem que ia para a Bahia. Em resumo, a linha inteira
ainda existe... para trens cargueiros. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Recenvindo foi inaugurada em 1913. A revista Brazil Ferro-Carril,
de 31/08/1913, dava a notícia: "Foi já inaugurada
a nova estação construída há pouco entre
Palmira e Mantiqueira, nos terrenos cedidos gratuitamente pelo sr.
Manoel Maria de Sá Fortes. A nova estação recebeu
o nome de Doutor Recenvindo Pereira".
Durou pouco a estação. No livro de Max Vasconcellos,
Vias Brasileiras de Comunicação, de 1928, ele
já citava: "No km 330,328 passa o trem pelo local onde
foi a estação Engenheiro Recenvindo; dela nem vestígios
existem".
O que teria levado a Central do Brasil a uma desativação
e demolição tão precoce dessa estação,
que teve diversos nomes, como podemos perceber pelas referências?
Curiosamente, encontram-se a menção dela nos guias de
horários (Guias Levi) dos anos 1950, com paradas ali efetuadas,
o que leva a crer que ela possa ter sido reativada com a construção
de um novo prédio.
No Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil de 1960 ela não
é citada. Sobrava ainda em 2015 uma plataforma com cobertura.
Terá mesmo ali existido um prédio?
ACIMA: Acidente corrido três quilômetros
antes da estação de Recenvindo (km 327) em 1927 - ver
mais detalhes clicando sobre a fotografia (A Cigarra, 1a quinzena
de fevereiro de 1927). ABAIXO: Entre as estações de
Recenvindo e de Santos Dumont, há uma bela obra de arte ferroviária:
um viaduto por sobre o ribeirão Mantiqueira e a estrada que vai até
Cabangu (Foto Ricardo Quinteiro de Mattos, novembro de 2007).
(Fontes: Décio Marques; Jorge
A. Ferreira; Ricardo Qunteiro de Mattos; A Cigarra, 1927; Brazil
Ferrocarril, 31/08/1913; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Comunicação,
1928; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi,
1932-80; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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Plataforma com cobertura de Recenvindo em 2006. Foto Décio
Marques |
Recenvindo, ainda em pé em março de 2015. Foto
Jorge A. Ferreira |
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Atualização:
30.07.2017
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