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E. F. Central do
Brasil (1956-1975)
RFFSA (1975-1996) |
MARÍSIA
Município de |
Linha do Centro - km 883,240 (1960) |
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MG-3516 |
Altitude: 504 m |
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Inauguração: 25.08.1956 |
Uso atual: possivelmente moradia (2007) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: Primeira
linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889
passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de
todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação
Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando
Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais,
atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco
e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura
Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram
Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída
foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro
lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro
acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto
foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando
o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final
se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até
Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste
Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam
os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo
Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os
respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém,
havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro
Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio.
Entre Japeri e Barra Mansa havia o "Barrinha", até 1996, e finalmente,
entre Montes Claros e Monte Azul esses trens sobreviveram até 1996,
restos do antigo trem que ia para a Bahia. Em resumo, a linha inteira
ainda existe... para trens cargueiros. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Marísia foi inaugurada em 1956.
"Marisia: esta estação foi um desafio à parte; para chegar
ao local da vila, isto em dezembro de 2003, foram uns 5 km fora da
rodovia. Depois de muita chuva, crianças querendo me vender um tatu
e quebrar um cana de uma adutora, fui ajudado por um morador que me
mostou a direção correta a seguir. Fiquei surpreso ao encontrar aquele
local tão isolado e os locais também - o que faria aquela pessoa aqui
em nossa vila? Virei atração para as crianças que brincavam pelas
ruas de terra. Perguntei sobre a estação e um rapaz me indicou o local
e para minha surpresa a estação ainda estava de pé e até que em um
estado razoável de conservação" (Décio Marques,
09/2006). |
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A estação em 2003. Foto Decio Marques |
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Atualização:
05.03.2018
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