|
|
E. F. Central do
Brasil (1950-1975)
RFFSA (1975-1996) |
PARADA
DO KM 401
Município de |
Linha do Centro - km 401,190 (2008) |
|
MG-4060 |
|
|
Inauguração: 23.06.1950 |
Uso atual: abandonada |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
HISTORICO DA LINHA: A variante
do Carandaí. ligando as estações de Barbacena
e Carandaí, na linha do Centro da EFCB, foi aberta em 1950
para substituir a linha antiga, muito acidentada naquele trecho. Essa
linha velha ainda ficou ativa como uma alternativa até os anos
1970 e aí foi erradicada. A variante permanece hoje como parte
da Linha do Centro. |
|
A ESTAÇÃO: A parada do Quilômetro
401 não tem data de abertura conhecida: não aparece
em nenhuma listagem de estações e paradas que eu tenha
visto, nem Guia Levi, nem Guia Geral das Estradas de Ferro de 1960.
Apesar disso, mantém as mesmas características e estilo
das outras paradas da variante de Carandaí. Listada
ou não, ela ainda existe. Abandonada, claro. (Fontes: Michael
Roberto da Silva, 2008; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil,
1960; Guias Levi, 1932-1980) |
|
|
|
A parada do Quilômetro 401, em 03/2008. Foto Michael Roberto
da Silva |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
22.10.2011
|
|