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E. F. Central do
Brasil (1944-1975)
RFFSA (1975-1996) |
ENGENHEIRO
ZANDER
(antiga BURARAMA)
Município de Capitão Enéas,
MG |
Linha do Centro - km 1.179,026
(1960) |
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MG-0426 |
Altitude: 572 m |
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Inauguração: 10.07.1944 |
Uso atual: estação da FCA (2005) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: Primeira
linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889
passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de
todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação
Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando
Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais,
atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco
e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura
Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram
Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída
foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro
lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro
acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto
foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando
o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final
se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até
Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste
Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam
os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo
Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os
respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém,
havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro
Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio.
Entre Japeri e Barra Mansa havia o "Barrinha", até 1996, e finalmente,
entre Montes Claros e Monte Azul esses trens sobreviveram até 1996,
restos do antigo trem que ia para a Bahia. Em resumo, a linha inteira
ainda existe... para trens cargueiros. |
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A ESTAÇÃO: A estação
foi aberta em 1944 com o nome de Burarama e como uma estação
"tipo 2a classe".
A estação fica no município de Capitão Eneas.
No final dos anos 1940, o nome foi alterado para Engenheiro Zander,
ex-diretor da Central do Brasil nos anos 1920 (Romero Zander).
O trem de passageiros deixou de ali passar em 1996.
Em 2005 o prédio estava sendo utilizado como escritório
pela FCA. A estação era ainda um prédio operacional, mas descaracterizado
com a troca de suas janelas e portas de madeira por metálicas, tendo
também perdido o guichê onde se vendiam as passagens.
ACIMA: A estação, provavelmente anos 1950 (Autor desconhecido).
ACIMA: Estação de Engenheiro Zander, no município de Capitão Eneas, MG (Google Maps Street View, junho de 2022).
(Fontes: Alberto Fernandes de Oliveira, 2005; Illustração
Brasileira, 1947; Google Maps, 2022; Guia Geral de Estradas de Ferro do Brasil, 1960;
Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação de Burarama no dia da inauguração,
em 1944. Foto Preserve |
A estação de Burarama em 1947. Illustração
Brasileira, 01/1947 |
A estação de Engenheiro Zander, em 2005. Foto
Alberto Fernandes de Oliveira |
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Atualização:
28.12.2022
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