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E. F. Central do
Brasil (1912-1975)
RFFSA (1975-1997) |
CAPITÃO
EDUARDO
Município de Santa Luzia, MG |
Linha do Centro - km 601,824 (1928) |
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MG-0406 |
Altitude: 680 m |
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Inauguração: 15.11.1912 |
Uso atual: estação da FCA (2006) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d (anos 1950-60?) |
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HISTORICO DA LINHA: Primeira
linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889
passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de
todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação
Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando
Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais,
atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco
e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura
Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram
Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída
foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro
lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro
acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto
foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando
o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final
se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até
Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste
Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam
os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo
Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os
respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém,
havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro
Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio.
Entre Japeri e Barra Mansa havia o "Barrinha", até 1996, e finalmente,
entre Montes Claros e Monte Azul esses trens sobreviveram até 1996,
restos do antigo trem que ia para a Bahia. Em resumo, a linha inteira
ainda existe... para trens cargueiros. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Capitão Eduardo foi inaugurada em 1912.
Mais tarde, foi demolida com a construção de uma variante
no local. A estação atual está nessa variante.
A variante deve ter sido obra dos anos 1950-60. Da estação
original não encontrei fotografia alguma.
Em 1985, a RFFSA informava no boletim "Conheça a sua
ferrovia" que nesta estação se executava cruzamento
de trens e que seria o "futuro entroncamento com o ramal do
Matadouro". Isto jamais ocorreu, na media mensal de 18.000
toneladas para a bitola métrica e 20.000 para a bitola larga.
Em 2006 era operada pela CVRD.
ACIMA: Pátio da estação de Capitão Eduardo em 1993 (Revista Ferroviária, junho de 1993).
ACIMA: Em 2008, a imagem dos pilares da antiga ponte do Onça.
"Os pilares da ponte do Onça, no antigo km 601+696, sustentavam
uma ponte de 66,21 metros. Com a construção da variante de Eng. Herbster
a Bicas, nos anos 1940, ela ficou isolada e muito distante da linha
atual. A estação de Capitão Eduardo original situava-se logo
depois da cabeceira desta ponte. Hoje estaria no meio da estrada que
liga Santa Luzia a Belo Horizonte. Pena que o local seja favelizado
atualmente, pois seria interessante descobrir o antigo leito da linha
original" (Texto e foto de Pedro Paulo Resende, 02/2008).
ACIMA: Idem, mostrando o rio que passa abaixo (Fotos Pedro
Paulo Resende em 18 de fevereiro de 2008).
(Fontes: Gutierrez L. Coelho; Pedro P. Rezende;
Edernito; J. E. Buzelin; Jonathan Sobral; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras
de Communicação, 1928; RFFSA: Conheça a sua ferrovia
- Treinamento, DECOM-BH, março de 1985; Guia Geral das Estradas
de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) . |
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A estação em 1993. Foto Edernilto |
A estação em 12/1998. Foto José Emilio
Buzelin |
A estação em 2003, com as cores da Vale |
A estação em 2006. Foto Jonathan Sobral |
A estação em 2006. Foto Jonathan Sobral |
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Atualização:
03.04.2019
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