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E. F. Central do
Brasil (1927-1975)
RFFSA (1975-1996) |
BARBOSA
LAGE
Município de Juiz de Fora, MG |
Linha do Centro - km 283,199 (1928) |
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MG-0374 |
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Inauguração: 1927 |
Uso atual: ponto de ônibus |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: Primeira
linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889
passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de
todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação
Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando
Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais,
atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco
e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura
Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram
Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída
foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro
lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro
acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto
foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando
o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final
se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até
Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste
Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam
os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo
Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os
respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém,
havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro
Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio.
Entre Japeri e Barra Mansa havia o "Barrinha", até 1996, e finalmente,
entre Montes Claros e Monte Azul esses trens sobreviveram até 1996,
restos do antigo trem que ia para a Bahia. Em resumo, a linha inteira
ainda existe... para trens cargueiros. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Barbosa Lage foi inaugurada em 1927. É apenas uma
plataforma com uma cobertura, que, como tem a rua do outro lado, passou
a servir de ponto de ônibus. Seu nome homenageia o Coronel Manuel
Vidal Barbosa Lage, um dos fundadores da E. F. Juiz de Fora
ao Piau, mais tarde incorporada
ACIMA: Próximo à estação
de Barbosa Lage, passageiros do trem Xangai, nos anos 1960-70, observam
um Gordini apanhado por um trem pouco antes (Acervo Diário
da Tarde). ABAIXO: A estação ainda ali em 2010, seu
pátio e a chegada de uma triplex da MRS (Foto Jorge A. Ferreira).
pela
Leopoldina e extinto, como ramal, em 1974. A estrada de rodagem que
acompanha a linha onde está a estação originalmente
era o prolongamento da famosa União e Indústria,
estrada aberta em 1861 para ligar Petrópolis a Juiz
de Fora. Foi uma das paradas do famoso trem Xangai, que existiu
até 1996. A estação ainda existe em 2011, sem
desvios (ela os tinha anteriormente), e é apenas um ponto de
passagem de trens cargueiros.
(Fontes: Jorge A. Ferreira; Gutierrez L. Coelho; Max
Vasconcellos: Vias Brasileiras de Comunicação, 1928;
Diario da Tarde, sem data) |
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A parada nos anos 1990. Foto Gutierrez L. Coelho |
A parada, em 02/2002. Foto Jorge A. Ferreira |
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Atualização:
22.10.2011
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