|
|
E. F. Campos do
Jordão (1916-) |
EXPEDICIONÁRIA
(antiga BOM SUCESSO)
Município de Pindamonhangaba, SP |
Linha-tronco - km 13 (2005) |
|
SP-0340 |
Altitude: 553,089 m |
|
Inauguração: 1916 |
Uso atual: estação de trens de
subúrbio |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1916 |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Campos
do Jordão foi aberta a partir da estação ferroviária
de Pindamonhangaba, na E. F. Central do Brasil, pelos médicos
sanitaristas Emílio Ribas e Victor Godinho em 1914, para o
transporte de doentes respiratórios para o hospital na então
vila de Campos do Jordão. Um ano depois a ferrovia, com problemas
financeiros, foi encampada pelo Governo do Estado. Os primeiros trens
eram a vapor, substituídos por trens a gasolina em 1916 e pelos
elétricos em 1924. A partir dos anos 1980 passou a ser uma
ferrovia apenas de turismo, sendo que o trecho da baixada, até
Piracuama, continuou a atender até hoje trens de subúrbio
da cidade de Pindamonhangaba. No trecho da ferrovia que fica na área
urbana de Campos do Jordão, bondes elétricos fazem também
o percurso. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
foi aberta em 1916, como Bom Sucesso. Nos anos 1940, mudou
de nome para Expedicionária, como homenagem aos pracinhas
da FEB na Segunda Guerra Mundial, embora alguns relacionem o seu nome
aos soldados da revolução de 1932. Serve ainda hoje
como estação de subúrbios da EFCJ, funcionando
das segundas às sextas-feiras. Por ali escoavam também
hortaliças e produtos derivados do leite pela ferrovia. A estação
foi reformada em 2014: "A Estrada de Ferro Campos do Jordão
acaba de concluir a recuperação de toda a parte externa, plataforma,
sanitários e telhados da estação Expedicionária, localizada no distrito
de Bonsucesso, em Pindamonhangaba. Foi refeita toda a alvenaria externa
do edifício da estação, trocados todos os condutores pluviais, reformados
os toillets bem como refeita a plataforma, que se encontrava afundada
em diversos trechos e removidas as ligações elétricas e hidráulicas
improvisadas. A recuperação de mais essa estação insere-se na preocupação
de oferecer aos usuários do Trem de Subúrbio um serviço de melhor
qualidade, em sintonia com a criação de quatro novos horários, conectando
Pindamonhangaba à estação Expedicionária" (Ayrton Camargo
e Silva, 21/4/2014).
ACIMA: A estação por volta de 1970,
tendo a seu lado um auto-trem - que levava carros para a cidade de
Campos de Jordão e o seu motorista seguia como passageiro no
trem normal (Foto Guido Motta, por volta de 1970).
(Fontes: Guido Motta; Ayrton Camargo; Carlos Latuff;
Fernando Picarelli). |
|
|
|
Estação de Expedicionária, em 03/2003.
Foto Carlos Latuff |
A estação em 09/2003. Foto Fernando Picarelli |
A estação em 09/2003. Foto Fernando Picarelli
|
A estação em 09/2003. Foto Fernando Picarelli
|
A estação reformada em 2014. Foto Ayrton Camargo |
A estação reformada em 2014. Foto Ayrton Camargo
|
|
|
|
|
Atualização:
30.05.2016
|
|