|
|
...
Cachoeira Paulista
Embaú
Cruzeiro
...
ram. S. Paulo EFCB-1950
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2002
...
|
|
|
|
|
E. F. Central do
Brasil (1921-1969) |
EMBAÚ
Município de Cachoeira Paulista, SP |
Ramal de São Paulo - km 259,322 |
|
SP-0132 |
Altitude: 510 m |
|
Inauguração: 11.04.1921 |
Uso atual: demolida |
|
sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1921 (já demolido) |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: Em
1869, foi constituída por fazendeiros do Vale do Paraíba a E. F. do
Norte (ou E. F. São Paulo-Rio), que abriu o primeiro trecho, saindo
da linha da SPR no Brás, em São Paulo, e chegando até a Penha. Em
12/05/1877, chegou a Cachoeira (Paulista), onde, com bitola métrica,
encontrou-se com a E. F. Dom Pedro II, que vinha do Rio de Janeiro
e pertencia ao Governo Imperial, constituída em 1855 e com o ramal,
que saía do tronco em Barra do Piraí, Província do Rio, atingindo
Cachoeira no terminal navegável dois anos antes e com bitola larga
(1,60m). A inauguração oficial do encontro entre as duas ferrovias
se deu em 8/7/1877, com festas. As cidades da linha se desenvolveram,
e as que eram prósperas e ficaram fora dela viraram as "Cidades Mortas"...
O custo da baldeação em Cachoeira era alto, onerando os fretes e foi
uma das causas da decadência da produção de café no Vale do Paraíba.
Em 1889, com a queda do Império, a E. F. D. Pedro II passou a se chamar
E. F. Central do Brasil, que, em 1896, incorporou a já falida
E. F. do Norte, com o propósito de alargar a bitola e unificar as
2 linhas. O primeiro trecho ficou pronto em 1901 (Cacheoira-Taubaté)
e o trecho todo em 1908. Em 1957 a Central foi incorporada pela RFFSA.
O trecho entre Mogi e São José dos Campos foi abandonado no fim dos
anos 1980, pois a construção da variante do Parateí, mais ao norte,
foi aos poucos provando ser mais eficiente. Em 31 de outubro de 1998,
o transporte de passageiros entre o Rio e São Paulo foi desativado,
com o fim do Trem de Prata, mesmo ano em que a MRS passou a ser a
concessionária da linha. O transporte de subúrbios, existente desde
1914 no ramal, continua hoje entre o Brás e Estudantes, em Mogi e
no trecho D. Pedro II-Japeri, no RJ. |
|
A ESTAÇÃO: Embahu
foi a primitiva sede do município de Cruzeiro. Com a
inauguração desta estação em 1878, Embahu
começou a perder importância, principalmente com a abertura
do trecho Cruzeiro-Três Corações em 1884.
Somente em 1921, quando a pequena vila já era apenas um bairro
rural, foi aberta uma estação na linha.
Porém, Embaú é o nome de três pequenos
bairros rurais, hoje: Embaú e Embauzinho, ambos
no município de Cachoeira, e Embaú de Baixo,
em Cruzeiro, mas na divisa de municípios.
Em Embauzinho ficava a estação de Embaú:
com a retificação do trecho entre Cruzeiro e
Cachoeira, no final dos anos 1960, a estação
foi desativada e posteriormente demolida. Hoje somente existe a plataforma,
coberta de mato e entulho.
O sr. Benedito Teodoro,
morador no local, exatamente ao lado da plataforma, recorda-se: "Quando
eu me mudei para cá, há quarenta anos, ainda existia
a linha e a estação. Havia duas linhas, uma de cada
lado da estação, com duas plataformas: o prédio
ficava no meio. Do lado direito (sentido Cachoeira) ficava o embarcadouro
de gado e cavalos, embarcaram esses animais até o fim aqui.
Mas a vila era pequena, era a estação, a capelinha e
uma ou outra casa. Hoje existem mais casas em volta, como a gente
pode ver" (relato de 04/2002).
Em 2002, vi ali uma vila paupérrima, e de antigo somente se
via a capelinha, recém-pintada de
um amarelo de gosto discutível. Em frente à antiga estação,
um pátio, uma praça realmente, onde, segundo Benedito,
ficavam as casas dos ferroviários, também demolidas.
Os trilhos passavem por onde hoje passa a rua de terra batida. A vila
fica a cerca de 1,5 km da rodovia Cruzeiro-Cachoeira.
Quanto a Embaú e Embaú de Baixo,
vilas cada uma a cerca de 2 km da estação, creio que
uma delas era a vila de Embaú original, difícil
dizer.
|
1927
ACIMA: Como se escrevia mesmo o nome da estação?
(O Estado de S. Paulo, 27/3/1927).
|
|
1941
ACIMA: Acidente com uma litorina FIAT na passagem de nível
ao lado da estação de Embaú, em 10/5/1941
(FGV/CPDOC).
|
ACIMA:
Embaú e o Embaúzinho - este último, onde
ficava o posto telegráfico de Embaú, do qual hoje somente
resta a plataforma. A linha foi retirada em 1969, quando se fez a
retificação entre Cachoeira Paulista e Cruzeiro, trasferida
para o sul do rio (Mapa do IGG, 1947).
ACIMA e ABAIXO: Ponte do Embauzinho, próxima
à antiga estação do Embaú (www. horadepreservar.blogspot.com.br).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa
local; Plácido Cali; Benedito Teodoro; www. horadepreservar.blogspot.com.br;
igg, 1947; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Communicação,
1928; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
A plataforma da estação de Embaú, lado
do embarque de gado, em 20/04/2002. Foto Ralph M. Giesbrecht |
A plataforma à direita na foto, e o leito da antiga linha,
em 20/04/2002. Foto Ralph M. Giesbrecht |
Plataforma da antiga estação, coberta de entulho
e mato, em 20/04/2002. Foto Ralph M. Giesbrecht |
Limparam a plataforma. Foto de 2008. Autor: Plácido Cali |
|
|
|
|
|
|
Atualização:
29.01.2018
|
|