1931-1940 |
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1931 |
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(10/05) O Governo do Estado reativa o
trecho Bento Quirino-Serra Azul da E. F. São Paulo-Minas. Eem 06/08,
o tráfego é reaberto até Serrinha (Ipaúna)
e, em 21/08, até Altinópolis |
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(24/05) A Mairinque-Santos (Sorocabana) chega no planalto até
Caucaia (do Alto) |
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(jun) A C.E.F.São Paulo-Goiaz estende sua linha,
de Olímpia a Nova Granada |
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A Paulista termina a retificação do ramal de Jaú
no trecho entre Brotas e Torrinha |
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1932 |
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(11/06) A Mairinque-Santos (Sorocabana) chega no planalto
até Itaquaciara |
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(jul-set) A Revolução Constitucionalista causa problemas
e prejuízos às ferrovias paulistas e interrompe as comunicações
das linhas com os outros Estados |
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(01/10) A Noroeste chega com a variante a Vale do
Paraíso, agora chamada de estação de Valparaíso |
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1933 |
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(04/03) A E.F. Araraquara prolonga o tronco, de São
José do Rio Preto até Mirassol |
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(04/04) A E. F. São Paulo-Minas obtém a autorização
para voltar a trafegar no trecho mineiro, até São Sebastião
do Paraíso. As estações desse trecho, no entanto,
somente serão reabertas em 1934. O ramal de Ribeirão Preto
continua fechado |
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(25/04) A variante da Noroeste chega à estação
de Aguapeí |
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1934 |
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(01/01) Embora já pronto há alguns anos,
somente agora a Central inaugura a variante de Poá, trecho que
corre acompanhando a margem sul do Tietê entre as estações
da antiga Quinta Parada (Engenheiro Gualberto) e Calmon Vianna, no ramal
de São Paulo |
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(05/04) A Mairinque-Santos, da Sorocabana, chega no planalto até
o Embura, agora chamada de estação de Engenheiro Marsilac,
homenageando um de seus construtores |
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É autorizado o alargamento da bitola das linhas
da E. F. São Paulo-Minas, de 60 cm para métrica. |
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1935 |
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(15/02) Pouco mais de seis anos após chegar
a Marília, a Paulista prolonga o ramal de Agudos até a estação
de Pompéia |
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(01/04) A Mairinque-Santos, da Sorocabana, chega no planalto até
a estação de Rio dos Campos, em plena Mata Atlântica
da Serra do Mar |
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(01/08) A Noroeste prolonga a variante até
a estação de Lavínia |
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1936 |
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(01/05) Após 26 anos, a E.F. Dourado prolonga
a sua linha-tronco, chegando à estação de Cyro Resende
(Cambaratiba) |
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(01/09) A variante da Noroeste chega a Guaraçaí |
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1937 |
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(jan) A E.F. Dourado prolonga o tronco até
Borborema |
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(10/07) A variante da Noroeste é completada, chegando à
estação de Junqueira, última em território
paulista, e dali se encontrando com a estação de Jupiá,
em Mato Grosso (do Sul), na linha principal. O trecho da linha principal
da Noroeste, entre Araçatuba e Jupiá, e que passa por Lussanvira,
passa a ser chamado de ramal de Itapura |
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(10/11) A Mairinque-Santos, da Sorocabana, chega na serra até
Pai Matias |
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1938 |
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(01/08) A Mairinque-Santos, da Sorocabana, junta as
duas linhas, do planalto e da baixada, entre as estações
de Acaraú e de Mãe Maria e é aberta totalmente, de
Mairinque a Samaritá. A inauguração oficial foi em
26/07, com a presença do então Presidente Getúlio
Vargas |
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1939 |
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(12/03) Depois de fazer uma curva para o sul e passar
às margens do Tietê, em Porto Ferrão, e daí
voltar para o norte, a linha-tronco da E.F. Dourado chega até a
estação terminal de Novo Horizonte |
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A Mogiana inaugura o serviço de litorinas no ramal de Sertãozinho,
entre Pontal e Ribeirão Preto. A litorina era de fabricação
nacional, e com elas a empresa esperava aumentar o seu faturamento numa
época em que seu endividamento era muito maior que o seu faturamento |
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1940 |
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(14/04) A Paulista chega com o ramal de Agudos até
a estação de Quintana |
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O trecho do ramal de Itapura, da Noroeste, entre Lussanvira e Jupiá
é suprimido, os trilhos arrancados, e o ramal passa então
a se chamar ramal de Lussanvira, permanecendo o tráfego entre Araçatuba
e Lussanvira |
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A E.F. Dumont (ramal de Dumont) encerra as suas atividades;
a ferrovia é arrancada e todo o material vendido como sucata. Três
de suas quatro locomotivas, todas de bitola de 60 cm, são vendidas
para a E. F. Perus-Pirapora, em São Paulo. A própria fazenda
é loteada e processos trabalhistas vão se arrastar por anos.
O loteamento da fazenda dá origem ao atual município de
Dumont, emancipado em 1953 |
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