1911-1920 |
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1911 |
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(mar) A C.E.F. São Paulo-Goiaz
inaugura o trecho de sua linha, partindo da estação de Bebedouro,
na secção Rio Claro da Cia. Paulista, até a estação
de Monte Verde |
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(13/06) A Mogiana estende o ramal de Jataí até Capão
da Cruz |
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(12/08) O ramal de Tabatinga, da E. F. Araraquara,
tem o seu primeiro trecho inaugurado, saindo da estação
de Silvânia, na linha-tronco, e chegando até a estação
de Cambuí |
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A Paulista e a Mogiana põem fim a uma disputa de trinta anos
e assinam um acordo para união de suas linhas em três pontos:
Guatapará, Pontal e Baldeação |
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1912 |
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(01/06) A Mogiana prolonga o ramal de Jataí
até a estação de Monteiros, ponto do qual deverá
sair o ramal de Monteiros, em 1914 |
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(06/06) A E. F. Dourado abre o primeiro trecho do ramal de Jaudourado,
que partia da estação de Posto Rangel, no ramal de Bariri,
e chegava até Bica de Pedra (Itapuí), já em bitola
métrica |
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(09/06) A E.F. Araraquara chega com sua linha a São
José do Rio Preto, onde ficaria até 1933 |
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(01/10) A Mogiana prolonga o ramal de Jataí até a estação
de Mendonças, na fazenda Piraju |
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(08/12) A Mogiana prolonga o ramal de Santos Dumont
até Cajuru, estação terminal. O ramal passa a se
chamar ramal de Cajuru |
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A C.E.F.São Paulo-Goiaz constrói o trecho entre a estação
de Passagem, no ramal de Mogi-Guaçu da Cia. Paulista, e a estação
de Ibitiúva |
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1913 |
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(01/01) A E.F. Bragantina prolonga a linha principal
até Bandeirantes (Vargem), na divisa com Minas Gerais |
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(30/03) O ramal de Jataí, da Mogiana, chega até a estação
de Ribeirão Preto, na sua linha-tronco |
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(01/06) A Paulista liga a estação de
Santa Veridiana, no ramal de mesmo nome, até a estação
de Baldeação, no tronco da Mogiana. Como a linha era independente
(o trem avançava até a plataforma de Santa Veridiana e aí
recuava até o girador para pegar a linha nova, o trecho ficou conhecido
como ramal de Baldeação, com pouco mais de um quilômetro
apenas. Essa ligação foi a primeira das três contratadas
entre as duas companhias para selar a disputa de trinta anos na região,
causadas por invasões mútuas de zonas privilegiadas |
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(03/07) A E. F. Dourado prolonga o ramal de Jaudourado até Jaú,
onde constrói uma estação separada da da Paulista
e a chama de Jaúdourado. O ramal deveria prosseguir até
a estação de Ayrosa Galvão, no ramal de Agudos da
Cia. Paulista, mas esta impediu a sua construção alegando
que teria sérios prejuízos |
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(01/08) A Paulista estende o ramal de Santa Rita até
Moema (Bento Carvalho) |
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(20/11) A E. F. Funilense é prolongada até a estação
de Pádua Salles, logo após a estação de Conchal
e às margens do rio Mogi-Guaçu. Esta seria sua estação
terminal |
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(21/12) A Southern São Paulo Railway (SSR)
abre a linha, do porto de Santos até Itanhaém |
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A C.E.F. São Paulo-Goiaz prolonga o trecho Passagem-Ibitiúva,
chegando até Viradouro |
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1914 |
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(01/01) O ramal de Tabatinga, da E. F. Araraquara,
é prolongado até a estação de Upareba |
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(01/02) A E.F. Bragantina inaugura o ramal de Piracaia, de Caetetuba,
no tronco, até Piracaia |
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(fev) Apesar da ameaça de falência da
C. E. F. São Paulo-Goiaz, a linha é estendida até
Villa Olímpia (Olímpia) |
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(12/02) A Sorocabana prolonga a sua linha-tronco, de Salto Grande até
a estação de Sussuí, logo após Palmital. A
partir daí, tudo que a Sorocabana encontra à sua frente
até chegar em 1922 ao rio Paraná é terra virgem a
ser desbravada. Estações no meio do mato darão lugar
em sua maioria a novas e florescentes cidades |
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(mar) A C.E.F.São Paulo-Goiaz vai à
falência mas as operações não cessam em suas
linhas |
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(03/05) A Mogiana inaugura o ramal de Monteiros, de Monteiros, no ramal
de Jataí, a Guatapará, encontrando o ramal de Pontal, ex-ramal
de Mogi-Guaçu, da Paulista. Essa ligação também
ocorreu por causa do acordo entre as duas ferrovias. Para construir o
ramal, a Mogiana comprou e utilizou parte da ferrovia particular da Fazenda
Guatapará, que tinha um trecho que passava pelo que seria o leito
de parte do futuro ramal |
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(07/06) A Mogiana termina o ramal de Cravinhos, ligando
a estação de Alvarenga a Serrana, estação
terminal |
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(01/08) A Sorocabana abre o trecho que liga Itaici, na antiga Ituana,
a Campinas, abrindo as estações de Helvetia, Descampado
e Sete Quedas e chegando à estação de Guanabara,
da linha-tronco da Mogiana |
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(07/09) A Mogiana prolonga o ramal de Igarapava, antigo
ramal de Santa Rita do Paraíso, de Igarapava até Rodolfo
Paixão, já em Minas Gerais, encontrando-se aí com
a linha do Catalão. Um ano depois, a velha estação
de Santa Rita do Paraíso muda de nome para Igati e uma nova estação
para a agora cidade de Igarapava é construída no ramal,
à frente da de Igati |
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(08/11) A Southern São Paulo Railway prolonga a sua linha até
Prainha (Miracatu) |
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Como a terceira parte do acordo entre a Mogiana e
a Paulista, o ramal de Sertãozinho foi prolongado até Pontal,
estação terminal do ramal do mesmo nome, da Cia. Paulista
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A E. F. Araraquara vai à falência mas não deixa
de operar |
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A E.F. Perus-Pirapora inicia as atividades, com uma
linha entre a estação de Perus, na SPR, e a estação
de Gato Preto (hoje, no km 36 da via Anhangüera) com a finalidade
de transportar cal ali produzido. A ferrovia tinha uma concessão
de 1910, para chegar à vila de Pirapora do Bom Jesus. Na época,
todo o trajeto da ferrovia, inclusive o não construído (até
Pirapora) passava dentro do município de Parnahyba (Santana de
Parnaíba). A ferrovia nunca chegou nem próxima a Pirapora.
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1915 |
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(01/02) O ramal de Tabatinga, da E. F. Araraquara,
é prolongado até a estação de Curupá |
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(16/05) A Southern São Paulo Railway chega até Juquiá,
estação terminal da linha |
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(03/09) O tronco da Sorocabana chega a Caramuru (Cardoso
de Almeida), pouco após Assis |
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(14/10) A E.F. Dourado abre o ramal de Itápolis |
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1916 |
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(15/03) É inaugurada a E.F. Jaboticabal, com
início na estação de Jaboticabal, na linha-tronco
métrica da Paulista, e chega à estação de
Luzitânia |
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(23/03) O tronco da Sorocabana atinge a estação de Sapezal
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(30/03) A C.F.São Paulo-Goiaz compra a massa
falida da C.E.F.São Paulo-Goiaz |
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(01/06) A Paulista inaugura a nova linha de bitola larga entre Rio Claro
e São Carlos, criando cinco novas estações. O tronco
de bitola larga da Paulista passa a ser Jundiaí-São Carlos.
O trecho do tronco da Paulista entre Cordeiro e Descalvado passa a ser
o ramal de Descalvado. O trecho da antiga Rio Clarense entre Rio Claro
e Barretos, passando por São Carlos, de bitola métrica,
passa a ser o tronco da Paulista de bitola métrica. As linhas de
bitola larga e métrica passam a correr paralelas, de Bifurcação
(Visconde de Rio Claro-nova) a São Carlos. O ramal de Jaú,
da Paulista, passa a ter início na estação de Itirapina-nova,
e não mais em Visconde de Rio Claro-velha |
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(05/06) O tronco da Sorocabana atinge a estação
de João Ramalho |
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(01/08) A E.F. Araraquara, já como São Paulo Northern
Railway Co., chega com o ramal de Tabatinga, de Curupá até
a estação de Tabatinga, na E. F. Dourado, onde ele termina:
uma linha de bitola métrica encontrando-se com uma linha ainda
de 60 cm de bitola, da Dourado |
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(10/09) O tronco da Sorocabana atinge a estação
de Bartira |
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A C. F. São Paulo-Goiaz abre o trecho Bebedouro-Ibitiúva.
Agora, com as duas secções ligadas entre si, a linha-tronco
passa a ser o trecho Passagem-Olímpia e o trecho Ibitiúva-Viradouro
torna-se um ramal, o ramal de Jaborandy, pois a intenção
era chegar até essa vila |
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A massa falida da E. F. Araraquara é comprada
pela empresa americana São Paulo Northern Railway Co., comandada
por um tal Paul Deleuze, que, para pagar o imposto de transmissão,
"limpa" os caixas de todas as estações da linha |
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1917 |
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(01/06) O tronco da Sorocabana chega à estação
de Laranja Doce |
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(14/07) A Paulista inaugura o primeiro trecho do ramal de Piracicaba,
saindo da estação de Recanto, no tronco, e chegando até
a estação de Santa Bárbara (do Oeste) (não
confundir com a antiga estação de Santa Bárbara,
que depois teve o nome alterado para Villa Americana, sendo o embrião
da cidade de Americana) Na mesma época, foi aberto o Tramway da
Fazenda Santa Bárbara, que partia dessa estação e,
particular, tinha cerca de 50 km de linhas, sendo utilizado para o trensporte
de cargas e funcionários da fazenda |
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(05/08) O tronco da Sorocabana chega à estação
de Indiana |
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Saindo de Virgílio Rocha, no ramal de Bauru, a Sorocabana abre
o ramal de Borebi e chega à estação de Borebi |
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1918 |
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A C.F.São Paulo-Goiaz prolonga o ramal de
Jaborandy até Terra Roxa, que seria a sua estação
terminal. |
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1919 |
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(ago) A Sorocabana é comprada pelo Governo
do Estado ao consórcio de Percival Farquar e volta a se chamar
E. F. Sorocabana |
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(31/10) Depois de uma gestão desastrosa de
três anos, a São Paulo Northern Railway Co. é comprada
pelo Governo do Estado e volta a se chamar E. F. Araraquara |
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(01/11) A Sorocabana Railway prolonga o tronco até
Guarucaia (Presidente Bernardes) |
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1920 |
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(25/07) O tronco da Sorocabana chega a Santo Anastácio |
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(01/08) A Sorocabana abre o ramal de Porto Feliz, saindo da estação
de Boituva para Porto Feliz, estação terminal |
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Fatos da década |
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Em 1916, os Presidentes dos Estados de São
Paulo, Altino Arantes, e do Paraná, Affonso Camargo, se reúnem
em Sa;to Grande para inaugurar uma ponte rodoviária para unir os
dois Estados sobre o rio Paranapanema. Mas vão para lá de
trem, e posam montados no nariz da locomotiva da Sorocabana |
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