|
|
Rede de Viação
Cearense (1933-1975)
RFFSA (1975-1997) |
UMIRIM
(antiga RIACHO DA SELA)
Município de Umirim, CE |
Linha Norte - km 99,720 (1960) |
|
CE-4346 |
|
|
Inauguração: 05.06.1933 |
Uso atual: desconhecido |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
HISTORICO DA LINHA: A origem
da linha Norte foi o trecho da E. F. de Sobral que ligava Sobral a
Ipu (havia o trecho inicial, de Camocim a Sobral, que virou ramal).
Em 1909, toda a E. F. de Sobral (Camocim-Ipu) foi juntado com a E.
F. de Baturité para se criar a Rede de Viação
Cearense, imediatamente arrendada à South American Railway.
Em 1915, a RVC passa à administração federal.
A linha da antiga E. F. de Sobral chega a seu ponto máximo
em Oiticica, na divisa com o Piauí, em 1932, dezoito anos antes
de Sobral ser unida a Fortaleza pela E. F. de Itapipoca (1950). Esses
dois trechos passam então a constituir a linha Norte. Em 1957
passa a ser uma das subsidiárias formadoras da RFFSA e em 1975
é absorvida operacionalmente por esta. Em 1996 é arrendada
juntamente com a malha ferroviária do Nordeste à Cia.
Ferroviária do Nordeste (RFN). Trens de passageiros percorreram
a linha Norte até o dia 12 de dezembro de 1988, sobrando depois
disso apenas cargueiros e trens metropolitanos no trecho Fortaleza-Boqueirão. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Riacho da Sela foi inaugurada em 1933. Foi ponta de linha
por sete anos até a abertura da estação seguinte,
Tururu. Chamou-se posteriormente Umirim. Não
sei a situação atual da estação.
|
TRENS
- Os trens de passageiros pararam nesta estação
de 1920 a 1988. Na foto, trem do ramal em Amanaiara (1956).
Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses trens.
Veja aqui horários
em 1954 (Guias Levi). |
(Fontes: José Hamilton Pereira e Francisco de
Assis Silva de Lima: Estradas de Ferro no Ceará, 2009;
Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960;
Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
A estação de Umirim, anos 1940. Foto do livro
Ferrovias no Ceará, 2009 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
16.10.2010
|
|