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Rede de Viação
Cearense (1918-1975)
RFFSA (1975-1997) |
IBIAPABA
Município de Crateús, CE |
Linha Norte - km 479,177 (1960) |
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CE-3623 |
Altitude: |
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Inauguração: 03.09.1918 |
Uso atual: em pé; uso desconhecido (2010) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A origem
da linha Norte foi o trecho da E. F. de Sobral que ligava Sobral a
Ipu (havia o trecho inicial, de Camocim a Sobral, que virou ramal).
Em 1909, toda a E. F. de Sobral (Camocim-Ipu) foi juntado com a E.
F. de Baturité para se criar a Rede de Viação
Cearense, imediatamente arrendada à South American Railway.
Em 1915, a RVC passa à administração federal.
A linha da antiga E. F. de Sobral chega a seu ponto máximo
em Oiticica, na divisa com o Piauí, em 1932, dezoito anos antes
de Sobral ser unida a Fortaleza pela E. F. de Itapipoca (1950). Esses
dois trechos passam então a constituir a linha Norte. Em 1957
passa a ser uma das subsidiárias formadoras da RFFSA e em 1975
é absorvida operacionalmente por esta. Em 1996 é arrendada
juntamente com a malha ferroviária do Nordeste à Cia.
Ferroviária do Nordeste (RFN). Trens de passageiros percorreram
a linha Norte até o dia 12 de dezembro de 1988, sobrando depois
disso apenas cargueiros e trens metropolitanos no trecho Fortaleza-Boqueirão. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Ibiapaba foi inaugurada em 1918.
"Partindo de Camocim, a ferrovia
atingiu a cidade de Crateús em 1912, inaugurando-se a estação
a 12 de dezembro. Outras estações construíram-se
no município: Poti (1916), Ibiapaba (1918) e Oiticica (1932)" (Enciclopédia
dos Municípios Brasileiros, vol. XVI, IBGE, 1959).
Foi ponta de linha até
1932, quando a linha foi estendida até Oiticica, na
divisa com o Piauí, divisa esta contestada entre os estados do Piauí e do Ceará (ver mapa abaixo, de 1960).
Com
a união desta com a linha vinda de Fortaleza em 1950,
passou a ser parte da linha Fortaleza-Crateús. Ibiapaba hoje é um bairro rural do município
de Crateús. A estação estava de pé em 2010;
o seu uso, não sei.
ACIMA: Pátio da estação de Ibiapaba
em 2010 (Foto Mardonio César).
ACIMA: Mapa do município de Crateús mostrando a estação da sede e também as de Ibiapaba, Oiticica, Poti e Santa Teresinha nos anos 1950. A linha que sai de Crateús para sudeste é o ramal (destaivado pouco tempo depois) de Independencia - CLIQUE SOBRE O MAPA PARA Vê-LO EM TAMANHO MAIOR (IBGE: Enciclopesdia dos Municipios Brasileiros, vol. V, 1960).
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TRENS
- Os trens de passageiros pararam nesta estação
de 1918 a 1988. Na foto, trem Fortaleza-Crateús em Amanaiara
(1956). Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses
trens. Veja aqui horários
em 1954 (Guias Levi). |
ACIMA: A estação em 2020 (Foto Geraldo Langovsky).
ACIMA: A estação em 2020 (Foto Geraldo Langovsky).
(Fontes: Mardonio Cesar, 2010; Geraldo Langovsky, 2020; IBGE: Enciclopédia
dos Municípios Brasileiros, vol. XVI, 1959; Guia Geral das
Estradas de Ferro do Brasil, 1960) |
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Estação de Ibiapaba, em 2010. Foto Mardonio Cesar |
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Atualização:
19.12.2022
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