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E. F. de Sobral
(1881-1909)
Rede de Viação Cearense (1909-1975)
RFFSA (1975-c.1980) |
GRANJA
Município de Granja, CE |
Ramal de Camocim - km 339,099 (1960) |
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CE-3465 |
Altitude: 8 m |
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Inauguração: 15.01.1881 |
Uso atual: em pé; aparentemente abandonada (2017) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: O
ramal de Camocim originalmente foi o trecho inicial da E. F. do Sobral
(Camocim-Sobral), aberto nos anos 1881 e 1882. Em 1909, toda a E.
F. de Sobral foi juntada com a E. F. de Baturité para se criar
a Rede de Viação Cearense, imediatamente arrendada à
South American Railway. Em 1915, a RVC passa à administração
federal. A linha da antiga E. F. de Sobral chega a seu ponto máximo
em Oiticica, na divisa com o Piauí, em 1932, mas, em 1950,
com a ligação de Sobral a Fortaleza pelo ramal de Itapipoca,
o trecho Sobral-Camocim passou a ser um ramal apenas, saindo da linha
Norte, formada a partir de então. Trens de passageiros percorreram
o ramal até agosto de 1977. A linha foi então desativada
e, embora oficialmente tenha sido erradicada em 1994, seus trilhos
foram retirados bem antes dessa data. |
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A ESTAÇÃO: A cidade
de Granja existe desde os primórdios do século
XVIII, tendo sido inicialmente os nomes de Santa Cruz do Coreaú
e Ribeira do Coreaú, com o nome de Granja sendo
dado quando da criação do município (vila) em
1776.
"Aos 15 de janeiro de 1881, inaugurava-se a ferrovia. Foi
uma festa animada e os comentários faziam-se em torno da ponte
que havia sido adquirida dos Estados Unidos pelo irrisório
preço, àquela época, de 46 contos de réis"
(Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. XVI,
IBGE, 1959). A estação foi inaugurada no mesmo dia.
Quando a estrada de ferro foi desativada na década de 1980, o imóvel
funcionou como estação rodoviária com o nome de Quincas Oliveira,
em homenagem a um dos fundadores de um grêmio literário de Granja
no segundo decênio do século XX.
Foi estação rodoviária depois, sofrendo modificações e em 2015 já se encontrava em mau estado de conservação, mas mostrando ainda em sua arquitetura
muitas influências das construções ferroviárias inglesas do século
XIX. Depois, a estação foi utilizada como moradia de uma
familia sem-teto e uma oficina de carros. Em 2017 estava
abandonada.
ACIMA: Proximo à estação de Granja, a antiga ponte ferroviária em 2017 (Foto Geraldo Langovsky).
(Fontes: Lira Dutra; Antonio Camocim Ribeiro;
Sistema de Informação Cultural-SECULT; IBGE: Enciclopédia dos
Municípios Brasileiros, 1959; Guia Geral das Estradas de Ferro
do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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Estação de Granja, c. 1957. Foto da Enciclopédia
dos Municípios Brasileiros, vol. XVI, IBGE, 1959 |
A estação em 04/2007. Foto Lira Dutra |
A estação em 2012. Autor desconhecido |
A estação ameaçando ruina em 2015. Foto
Antonio Camocim Ribeiro |
A estação em 2017. Foto Geraldo Langovsky |
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Atualização:
25.05.2022
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