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Rede de Viação
Cearense (1951-1975)
RFFSA (1975-1997) |
ABÍLIO
MARTINS
Município de Ipu, CE |
Linha Norte - km 339,684 (1960) |
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CE-4356 |
Altitude: 234 m |
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Inauguração: 05.08.1951 |
Uso atual: demolida |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A origem
da linha Norte foi o trecho da E. F. de Sobral que ligava Sobral a
Ipu (havia o trecho inicial, de Camocim a Sobral, que virou ramal).
Em 1909, toda a E. F. de Sobral (Camocim-Ipu) foi juntado com a E.
F. de Baturité para se criar a Rede de Viação
Cearense, imediatamente arrendada à South American Railway.
Em 1915, a RVC passa à administração federal.
A linha da antiga E. F. de Sobral chega a seu ponto máximo
em Oiticica, na divisa com o Piauí, em 1932, dezoito anos antes
de Sobral ser unida a Fortaleza pela E. F. de Itapipoca (1950). Esses
dois trechos passam então a constituir a linha Norte. Em 1957
passa a ser uma das subsidiárias formadoras da RFFSA e em 1975
é absorvida operacionalmente por esta. Em 1996 é arrendada
juntamente com a malha ferroviária do Nordeste à Cia.
Ferroviária do Nordeste (RFN). Trens de passageiros percorreram
a linha Norte até o dia 12 de dezembro de 1988, sobrando depois
disso apenas cargueiros e trens metropolitanos no trecho Fortaleza-Boqueirão. |
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A estação de Abílio
Martins foi inaugurada em 1951. O nome original parece ter sido
Curupaiti. O local hoje é um distrito do município
de Ipu. A estação já foi demolida, não
restando nada no local.
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TRENS
- Os trens de passageiros pararam nesta estação
de 1951 a 1988. Na foto, trem Fortaleza-Crateús em Amanaiara
(1956). Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses
trens. Veja aqui horários
em 1954 (Guias Levi). |
(Fontes: Francisco A Cavalcanti; Guia Geral das Estradas
de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
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A estação em funcionamento. Sem data. Cessão
Francisco A. Cavalcanti |
A estação totalmente demolida. Foto Francisco
A Cavalcanti em 2015. |
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Atualização:
27.04.2015
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