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Rede de Viação
Cearense (1923-1975)
RFFSA (1975-1997) |
SANTA HELENA
(antiga POÇO DE ADÃO)
Município de São João
do Rio do Peixe, PB |
Ramal da Paraíba - km 526,324
(1960) |
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CE-3841 |
Altitude: - |
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Inauguração: 05.08.1923 |
Uso atual: demolida |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: O
ramal da Paraíba foi aberto ao tráfego entre 1923 e
1926, partindo da estação de Arrojado, na linha da antiga
E. F. Baturité, construída em 1922 especialmente para
dar partida para os trens do ramal. Entrava pela Paraíba e
parava na cidade de Souza. Nesta cidade, a partir de 1933, encontrou-se
também a linha Mossoró-Souza, vinda do Rio Grande do
Norte. O ramal da Paraíba ainda foi prolongado até Patos,
em 1944, e em 1958, com a união desta cidade com Campina Grande,
foi definitivamente incorporado pela Rede Ferroviária do Nordeste,
completando a ligação do Ceará com o resto do
Brasil, via Paraíba e Pernambuco. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Poço de Adão foi inaugurada em 1923 - embora
o Guia Geral de 1960 informe o ano de 1955.
Em 1932, o cangaceiro Lampião depredou a estação
(veja caixa abaixo).
Mais tarde seu nome foi alterado para Santa Helena.
"Da Estação de Santa Helena, só restou o cacimbão que abastecia
as antigas locomotivas a vapor" (Adriano Perazzo, 12/2006).
Sobrou também a plataforma.
(Veja o distrito em
vista aérea)
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1927
AO LADO: O cangaceiro Lampeão criava confusão
na região e depredou a estação de Poço
de Adão (O Estado de S. Paulo, 13/6/1927).
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ACIMA: Passagem de nivel ao lado da plataforma da antiga estação de Santa Helena em 2019 (Google Maps; pesquisa Jeferson R. Pereira).
(Fontes: Adriano Perazzo; Jeferson R. Pereira; Google Maps; O Estado de S. Paulo,
1927; Rede de Viação Cearense: Mapa Indicativo das Linhas,
1924; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo
R. M. Giesbrecht) |
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A plataforma da estação de Santa Helena em 2019. Google Maps. Pesquisa: Jeferson R. Pereira
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Atualização:
24.10.2019
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