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E. F. de Baturité
(1873-1909)
Rede de Viação Cearense (1909-1975)
RFFSA (1975-1997) |
PARANGABA
(antiga ARRONCHES)
Município de Fortaleza, CE |
Linha-tronco - km 9,109 (1960) |
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CE-3191 |
Altitude: 26 m |
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Inauguração: 30.11.1873 |
Uso atual: Centro de Direitos Humanos (2015) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1941 |
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HISTORICO DA LINHA: A
linha-tronco, ou linha Sul, da Rede de Viação Cearense
surgiu com a linha da Estrada de Ferro de Baturité, aberta
em seu primeiro trecho em 1872 a partir de Fortaleza e prolongada
nos anos seguintes. Quando a ferrovia estava na atual Acopiara, em
1909, a linha foi juntada com a E. F. de Sobral para se criar a Rede
de Viação Cearense, imediatamente arrendada à
South American Railway. Em 1915, a RVC passa à administração
federal. A linha chega ao seu ponto máximo em 1926, atingindo
a cidade do Crato, no sul do Ceará. Em 1957 passa a ser uma
das subsidiárias formadoras da RFFSA e em 1975 é absorvida
operacionalmente por esta. Em 1996 é arrendada juntamente com
a malha ferroviária do Nordeste à Cia. Ferroviária
do Nordeste (RFN). Trens de passageiros percorreram a linha Sul supostamente
até 1988. |
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A ESTAÇÃO: A estação
foi aberta com o nome de Arronches, em 1873. Na época,
era município, que acabou sendo anexado a Fortaleza
nos anos 1920.
Em janeiro de 1944 teve o nome alterado para Parangaba, por
determinação do CNG - Conselho Nacional de Geografia.
Era este o nome de antiquíssimo aldeamento jesuítico,
ali próximo.
Dali sai desde 1941 o ramal para Mucuripe. Serviu como estação
de trens metropolitanos.
O prédio da estação, segundo o historiador Alexandre
Gomes, ainda é o mesmo aberto em 1873, tendo sido reformada
em 1927, e portanto deveria ser tombada. Porém, outra versão
afirma que a estação reformada em 1927 foi derrubada
em 1939 (ou 1941) em consequência da colocação do ramal
para Mucuripe. Também em 1941 ficou pronta a nova estação,
50 m adiante da anterior.
O Metrofor, que está construindo o metrô em Fortaleza
próximo ao leito da ferrovia original pensava diferente: queria
demolir a estação para fazer um viaduto. Existiu por
um tempo uma briga judicial para impedir que isso acontecesse.
Ela fica no entorno da Praça da Matriz, na Rua Dom Pedro II, no bairro
do mesmo nome. Ela não é utilizada pelo Metrofor, que
construiu outra estação, mantendo o velho prédio
ali. O prédio da velha estação foi tombado pelo
Patrimônio Histórico Municipal em 2007, depois de várias
ameaças de demolição. Foi rebaixada no solo e
por sobre ela passava em 2015 o elevado do VLT, que substituiu a antiga
linha da RVC.
ACIMA: A antiga estação de Parangaba, demolida em 1941 (Autor e data desconhecidos).
ACIMA: A antiga estação de
Parangaba passou em 2008 e 2009 por um processo de rebaixamento no
solo, para que o elevado do VLT que está sendo construído
em Fortaleza possa passar sobre ela. "Rebaixar a estação vai
deixá-la ´encaixapada´ e com pouca visibilidade" afirmam os habitantes.
Mas pelo menos não se a demoliu. Ela foi rebaixada em 3,5 metros.
O peso do prédio é de 367 toneladas" (Procuradoria Geral
do Estado do Ceará, 30/7/2009; Diário do Nordeste, 22/2/2008).
(Fontes: Ney R. R. Frota; João Pires
Barbosa Filho; Emilio Moitas; Procuradoria Geral do
Estado do Ceará, 2009; Diário do Nordeste, 2008; Guia
Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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Estação original de Parangaba. Foto sem data.
Autor desconhecido |
A estação em 2006. Foto Emilio Moitas |
A estação em 2008. Autor desconhecido |
A estação em 2015, debaixo do elevado por onde
passa o VLT que sibstituiu a linha da RVC |
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Atualização:
28.04.2020
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