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Cia. Mogiana de
Estradas de Ferro (1888-1929) |
CARLOS
GOMES
(antiga MATTO DENTRO)
Município de Campinas, SP (Veja
o bairro) |
Linha-tronco original - km |
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SP-1089 |
Altitude: - |
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Inauguração: 01.01.1888 |
Uso atual: escola (2006) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1888 (provável) |
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HISTORICO DA LINHA: A
linha-tronco da Mogiana teve o primeiro trecho inaugurado em 1875,
tendo chegado até o seu ponto final em 1886, na altura da estação
de Entroncamento, que somente foi aberta ali em 1900. Inúmeras retificações
foram feitas desde então, tornando o leito da linha atual diferente
do original em praticamente toda a sua extensão. Em 1926, 1929, 1951,
1960, 1964, 1972, 1973 e 1979 foram feitas as modificações mais significativas,
que tiraram velhas estações da linha e colocaram novas versões nos
trechos retificados. A partir de 1971 a linha passou a ser parte da
Fepasa. No final de 1997, os trens de passageiros deixaram de circular
pela linha. |
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A ESTAÇÃO: Aberta
em 1888, com o nome de Chave e tempos depois (quando?) alterado para Matto Dentro (veja caixas abaixo em 1887 e 1888).
A estação
"foi aconselhada pela grande afluencia de cargas e passageiros
para aquelle lugar, principalmente depois que as ultimas enchentes
de Janeiro fizerão desapparecer diversas pontes sobre o rio
Atibaia porque difficultou a procura da estação de Tanquinho
aos lavradores estabelecidos entre os rios Jaguary e Atibaia".
Ela foi construída exatamente onde existia já uma "chave",
dentro da Fazenda Santa Rita do Mato Dentro, onde já
embarcavam passageiros e até cargas, e era conhecida como "estação
da Chave do Matto Dentro". "Construiu-se um edificio
para estação na chave do Matto Dentro, ficando completamente
pronto em Dezembro (de 1887). Durante o semestre tivemos de
fazer um movimento de terras na extensão de 300 metros afim
de melhorar as condições da linha e dar lugar a estação
n'este lugar. Ficou com uma linha do nível de 180 metros e
uma linha recta de 80 metros" (relatório da Mogiana,
15/4/1888).
No mesmo relatório, cita-se em outro capítulo que "A
1o de Janeiro do corrente anno foi aberta ao trafego a estação
de Matto Dentro, continuando a vigorar a mesma tarifa do tempo da
"Chave do Matto Dentro".
A estação original de Carlos Gomes - nome dado a ela em
1897 (veja caixa abaixo de 1897), por ocasião da morte do compositor campineiro - funcionou
por mais de 40 anos, quando, na retificação do trecho Desembargador
Furtado-Jaguari, em 1929, foi substituída pela nova (ver Carlos
Gomes-nova), mais precisamente no dia 18 de novembro desse
ano.
O prédio antigo, entretanto, continua em seu lugar até hoje, obviamente
longe (uns 1000 metros) da linha atual, mas servindo de escola, bastante
descaracterizado e aumentado, na antiga vila ferroviária, hoje conhecida
como Carlos Gomes Velho.
1887
AO LADO: Autorizada a construção de nova estação na linha-tronco (A Provincia de S. Paulo, 1/5/1887). |
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1887
AO LADO: Sete meses depaois, é autorizada a abertura da estação agora chamada de Chave (A Provincia de S. Paulo, 29/12/1887). |
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1888
AO LADO: Correspondencia para o coronel vai para a estação - vejam que, doze dias depois da sua abertura já tinha o nome alterasda para Mato Dentro (A Provincia de S. Paulo, 12/1/1888). |
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1891
AO LADO: Morte na estação do Mato Dentro (O Estado de S. Paulo, 23/5/1891). |
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1897
AO LADO: Descarrilamento próximo à estação de Carlos Gomes (O Estado de S. Paulo, 24/7/1897). |
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ACIMA: Mapa que mostra as linhas da Mogiana na região de Campinas: tronco original em vermelho (1875), variante Guanabara-Guedes em preto e branco (1929/45 - 1977) e variante Boa Vista-Guedes em azul (1973/7 - hoje) - CLIQUE SOBRE O MAPA PARA VER EM TAMANHO MAIOR) (Acervo ABPF, diagramação posterior Ralph M. Giesbrecht).
1917
AO LADO: Trem apedrejado próximo à estação (O Estado de S. Paulo, 28/02/1917). |
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1920
AO LADO: Acidente na estação (O Estado de S. Paulo, 18/3/1920). |
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1924
AO LADO: Paralelepídedos de Carlos Gomes pavimentam
a cidade de Campinas (O Estado de S. Paulo, 25/3/1925).
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1925
AO LADO: Descarrilamento na estação (O Estado
de S. Paulo, 17/3/1925).
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(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local;
Ana Maria L. Giesbrecht; Mogiana: album, c. 1910; O Estado de S. Paulo,
1925) |
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A estação de Carlos Gomes, c. 1910. Foto do álbum
da Mogiana |
A antiga estação de Carlos Gomes, já desfigurada
(30/11/1998). Foto Ralph M. Giesbrecht |
A antiga estação de Carlos Gomes, já desfigurada
(30/11/1998). Foto Ralph M. Giesbrecht |
A antiga estação em 09/2006. Foto Ana Maria Giesbrecht |
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Atualização:
29.12.2021
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