|
|
...
Canchim
Capão Preto
Água Vermelha
...
ram.Água Vermelha-1935
IBGE-1960
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 1997
...
|
|
|
|
|
Cia. Paulista de
Estradas de Ferro (1892-1962) |
CAPÃO
PRETO
Município de São Carlos, SP |
Ramal de Água Vermelha - km 29,805 |
|
SP-1082 |
Altitude: 690,182 m |
|
Inauguração: 02.09.1892 |
Uso atual: demolida |
|
sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1892 |
|
HISTORICO DA LINHA: O ramal foi
projetado pelos ingleses da Rio Claro Railway, e emtregue pela Cia.
Paulista, partindo da estação de São Carlos, no tronco da Paulista,
até Água Vermelha, com 63 quilômetros, em 01/04/1892, tendo sido prolongado
até Santa Eudóxia, na fazenda do mesmo nome às margens do Mogi-Guaçu,
onde chegou em 20/09/1893. O ramal acompanhava basicamente o curso
do córrego dos Negros e o rio Quilombo por quase toda a sua extensão,
e manteve a bitola métrica durante toda a sua existência. Em 12/02/1962,
foi suprimido, retirando-se os trilhos do leito no final de 1964.
|
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Capão Preto, inaugurada com o ramal, em 1892, ficava
onde em 1997 eram os fundos da Fazenda Canchim, da EMBRAPA.
"Tenho em mãos uma certidão
de casamento datada de 1919, onde os contraentes seriam: Virtude Viturial
(minha avó, nascida em Granada, Espanha) e Manuel João. Segundo consta
no documento, eles moravam na estação Capão Preto" (Marcia
Flores, 02/2008). Marcia não tinha mais informações.
O ramal foi suprimido em fevereiro de 1962,
e os trilhos foram retirados em outubro de 1964.
Foi demolida em data incerta, mas no local não sobrou
nada, nem a plataforma. Somente as mangueiras
da época da estação ainda estavam lá.
No antigo leito passava uma estrada não pavimentada (em 1998) que vinha
da Fazenda Floresta e seguia no sentido do distrito
de Água Vermelha.
Parece que a vila ferroviaria realmente sumiu do mapa. Restaram somente duas pilastras
que marcam o local. No trajeto entre Canchim e Santa Eudóxia
existia, no antigo leito da estrada de ferro, uma construção constituida
por dois paredões de pedra sobre os quais existia uma caixa d'água
para abastecer a locomotiva.
|
1892
AO LADO: A inauguração da estação.(O
Estado de S. Paulo, 6/9/1892). |
|
TRENS - De acordo com os guias de horários, os trens de passageiros
pararam nesta estação de 1892 a 1962. Na foto,
o trem do ramal parte da estação de São
Carlos nos anos 1950. Clique sobre a foto para ver mais detalhes
sobre esses trens. Veja aqui horários
em 1948 (Guias Levi). |
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; João
Batista Stabili; Rodrigo Cabredo; Filemon Peres; Cia. Paulista: Álbum
de 50 anos; Cia. Paulista: Relatórios anuais, 1872-1969; IBGE,
1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
Foto da estação em 1917. Álbum dos 50 anos
da Cia. Paulista, cedido por Rodrigo Cabredo. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
15.09.2020
|
|