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Cia. Chemins de
Fer Federaux du L'Est Brésilien (1915-1935)
V. F. F. Leste Brasileiro (1935-1975)
RFFSA (1975-1996) |
CARMÓPOLIS
(antiga CARMO)
Município de Rosário do Catete
(1915-22);
Município de Carmópolis, SE (1922-) |
Linha Norte - km 485,775 (1960) |
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SE-3094 |
Altitude: 9 m |
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Inauguração: 06.08.1915 |
Uso atual: desconhecido (2015) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1914 |
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HISTORICO DA LINHA: Inicialmente
chamado de ramal de Timbó, a linha que ligaria a estação
de São Francisco, em Alagoinhas, a Sergipe foi aberta em 1887
até a localidade de Timbó, atual Esplanada. Dali para
a frente foi sendo prolongada aos poucos a partir de 1908, atingindo
Aracaju em 1913, Cedron em 1915 e Propriá somente em 1920,
às margens do rio São Francisco. Para se ligar com a
linha vinda do Recife naquele ponto, então, somente em 1972,
quando a ponte sobre o rio foi construída permitindo a interligação
ferroviária direta com o Nordeste. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Carmo foi inaugurada em 1915. Em 1943 o nome da estação
e do município foram alterados para o de
Carmópolis. Os
trens de passageiros na linha teriam parado em 15 de março
de 1977. Porém, o Guia Levi cita o trem ainda funcionando
até meados de 1979. Hoje o trecho de
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TRENS
- De acordo com os guias de horários, os trens de passageiros
pararam nesta estação de 1915 a 1979. Veja aqui
horários em 1964
(Guias Levi). |
ACIMA: Primeiro trem de petróleo a sair dos
campos de Carmopolis, em 1965 (Autor e local desconhecidos). ABAIXO:
A estação e cidade de Carmopolis no centro do mapaa
(IBGE: Enciclopédia dos Municípios
Brasileiros, vol. n, 1960).
linha em que a estação fica, de Riachuelo
a Propriá, está abandonado por causa da queda
de uma ponte ferroviária em Alagoas, ao sul de Maceió,
por volta de 2002. A Petrobras transportou, a partir de 1967
e até sabe Deus quando (início dos anos 1990?) trens
de petróleo do campo de Carmópolis, considerado
por ela como o maior campo terrestre de petróleo do Brasil.
Provavelmente havia desvios para o campo que partiram da estação
de Carmópolis, ou próximo a ela. Não tenho
a menor ideia, em 2015, de qual é a situação
do prédio atualmente.
(Fontes: Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil,
1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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Atualização:
24.11.2015
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