|
|
E. F. Bahia ao São
Francisco (1861-1911)
Cia. Chemins de Fer Federaux du L'Est Brésilien (1911-1935)
V. F. F. Leste Brasileiro (1935-1975)
RFFSA (1975-1996) |
POJUCA
Município de Pojuca, BA |
Linha tronco - km 81,131 (1960) |
|
BA-2571 |
Altitude: 65 m |
|
Inauguração: 04.08.1862 |
Uso atual: ponto de onibus (2013) |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: anos 1940 |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A
linha-tronco da Viação Ferrea do Leste Brasileiro (VFFLB)
era a linha original da E. F. Bahia ao São Francisco, aberta
entre 1860 e 1863 e ligando a estação da Calçada,
em Salvador, à de São Francisco, em Alagoinhas, ainda
bem longe do rio do mesmo nome. Esta linha foi incorporada pelo Governo
baiano em 1903, repassada a outros concessionários até
que em 1911 foi entregue à concessão da Cia. Chemins
de Fer Federaux du L'Est Bresilien, de capital francês. Em 1935,
a VFFLB foi criada pelo Governo para ficar com o acervo dos franceses,
já sem interesse de mantê-la. Em 1975 foi definitivamente
incorporada pela RFFSA como uma de suas divisões, depois de
ter sido uma das constituintes desta, em 1957. O último trem
de passageiros de longo percurso passou pela linha nos anos 1980,
e hoje (2005) trafegam, no trecho Calçada-Paripe, apenas trens
elétricos metropolitanos, ainda sob a batuta da CBTU. Hoje
todas as linhas baianas que sobram em atividade estão sob a
concessão da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA). |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Pojuca foi inaugurada em 1862.
Em 31 de agosto de 1983, um trem de combustível descarrilou
no centro da cidade, deixando vazar 40 mil litros de combustível.
Como o leito da linha era mais alto que a rua, o líquido vazou
para dentro das casas e uma faísca não se sabe de onde
detonou o fogo que se espalhou rapidamente, queimando diversas pessoas.
Cerca de 100 morreram (ver caixa abaixo, de 1983).
Foi desativada nos anos 1980 e se localiza muito próximo
ao centro do município do mesmo nome.
Em 2005, estava praticamente lacrada, tendo sido mantidas algumas
aberturas nas partes que eram anteriormente portas e janelas em suas
partes superiores. A estação, de estilo característico
das estações de terceira classe da Leste Brasileiro
reconstruídas nos anos 1940, esteve abandonada
e invadida por mendigos, o que levou a Prefeitura a tomar essa decisão.
Estava então abandonada. Apenas uma linha passava pela estação,
que perdeu a segunda linha e outros desvios.
Em 2013, estava recuperada externamente. Pelo menos sua parte externa virou ponto de ônibus (ver caixa abaixo, de 2013).
ACIMA: O túnel 5 quilômetros após
a estação de Pojuca, sentido São Francisco, um
dos poucos da linha e original da época da construção,
nos anos 1860. Tem 250 metros de extensão (Foto Robson Pinheiro
em março de 2008).
|
1897
AO LADO: A cidade de Pojuca em 1897. (Diario de uma expedição,
Alagoinhas, 31 de agosto (de 1897), O Estado de S. Paulo,
12/9/1897 - Euclides da Cunha).
|
1920
AO LADO: Inundação na cidade (O
Estado de S. Paulo, 24/4/1920) |
|
1920
AO LADO: Mais sobra e inundação na cidade (O
Estado de S. Paulo, 26/4/1920) |
|
1920
AO LADO: Ainda sobre a inundação na cidade (O
Estado de S. Paulo, 28/4/1920) |
|
1924
AO LADO: 4 anos depois, mais uma inundação na cidade (O
Estado de S. Paulo, 13/5/1924)
|
|
ACIMA: O acidente em Pojuca, em
31/8/1983 (Revista Veja, 7/9/1983).
ACIMA: Ex-estação de Pojuca em 2012 e 2013 (Google Maps).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, esquisa local;
Robson Pinheiro; Veja, 1983; Cyro Deocleciano R. Pessoa Jr.: Estradas
de Ferro do Brazil, 1886; Euclides
da Cunha: Diario de uma expedição,
Alagoinhas, 31 de agosto (de 1897); VEJA, 1983; O Estado de S. Paulo,
1897 e 1924; IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros,
1958; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi,
1932-84; Mapas - acervo R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
Início de construção da estação nova de Pojuca em 1942. Foto VFFLB |
Nesta curiosa foto tomada por volta de 1956, a linha em Pojuca,
próxima à estação. Enciclopédia
dos Municípios Brasileiros, do IBGE, vol. XXI, 1958 |
A estação de Pojuca era também um posto
de agendamento nos anos 1970. Acervo Robson Pinheiro |
A estação de Pojuca era também um posto
de agendamento nos anos 1970. Acervo Robson Pinheiro |
A estação, em 22/01/2005. Foto Ralph M. Giesbrecht |
A estação, em 22/01/2005. Foto Ralph M. Giesbrecht |
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
25.10.2021
|
|