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E. F. do São
Francisco (1896-1911)
Cia. Chemins de Fer Federaux du L'Est Brésilien (1911-1935)
V. F. F. Leste Brasileiro (1935-1975)
RFFSA (1975-1996) |
JUREMAL
(antiga JUREMA)
Município de Juazeiro, BA |
Linha Centro - km 531,273 (1960) |
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BA-3942 |
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Inauguração: 24.02.1896 |
Uso atual: Correios |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A linha que
ligou efetivamente a estação de São Francisco,
em Alagoinhas, ao rio São Francisco, em Juazeiro, foi aberta
entre 1880 e 1896 pelo Governo brasileiro, que deu a concessão
a, segundo algumas fontes, Miguel Argolo. Em bitola métrica,
seus trens partiam da estação de São Francisco,
onde chegava uma linha em bitola larga (1m60), a E. F. Bahia ao São
Francisco. Em 1911, essa linha teve a bitola reduzida e as duas linhas
foram unidas sob a concessão dos franceses da Cia.
Chemins de Fer Federaux du L'Est Brésilien. Em 1935,
tudo virou parte da VFFLB, estatal, e a linha passou a se chamar Linha
Centro. Em 1957, foi uma das formadoras da RFFSA. Em 1975, deixou
de existir o nome VFFLB. Ainda circulavam trens de passageiros entre
Alagoinhas e Senhor do Bonfim até 1989. Em 1996, passou a ser
concessão da Ferrovia Centro-Atlântica. Tem tráfego
de cargueiros até hoje. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Jurema foi inaugurada em 1896. Mais tarde teve o nome alterado
para Juremal. Em 2005, a Câmara de Juazeiro fez
uma indicação para a reforma da "Estação
da Leste" em Juremal: sinal de que a estação
ainda estaria de pé nessa data. Em 2006, o pedido de "Poda
das árvores da Praça da Estação no Distrito de Juremal".
Curioso. Mais de 30 anos depois de a V. F. F. do Leste Brasileiro
ter desaparecido e quase o mesmo período depois que a estação
ter sido fechada, a população ainda chama o prédio
de "estação da Leste". Muito bonito.
A estação de Juremal está hoje muito bem preservada graças
a estar sendo utilizada como sede dos Correios da cidade. Possui uma
bela praça ao lado e é a primeira que conheço em que a caixa de água
para abastecimento das locomotivas atendia até duas ao mesmo tempo,
por possuir um sistema subterrâneo de abastecimento, ao invés de ser
o comum direto da caixa d'água.
(Fontes: Sydney Corrêa; IBGE: Enciclopédia
dos Municípios Brasileiros, volume XX, 1960; Indicações
da Câmara Municipal de Juazeiro, 2005-06; Guia Geral das Estradas
de Ferro, 1960; Guias Levi, 1932-84; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação em 2010. Foto Sydney Corrêa |
A estação em 2010. Foto Sydney Corrêa |
A estação em 2010. Foto Sydney Corrêa |
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Atualização:
04.12.2010
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