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Prolongamento da
E. F. Bahia ao São Francisco (1894-1896)
E. F. do São Francisco (1896-1911)
Cia. Chemins de Fer Federaux du L'Est Brésilien (1911-1935)
V. F. F. Leste Brasileiro (1935-1975)
RFFSA (1975-1996) |
JUACEMA
(antiga ITUMIRIM)
Município de Jaguarari, BA |
Linha Centro - km 474,853 (1960) |
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BA-3239 |
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Inauguração: 02.06.1894 |
Uso atual: demolida |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d (já demolida) |
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HISTORICO DA LINHA: A linha que
ligou efetivamente a estação de São Francisco,
em Alagoinhas, ao rio São Francisco, em Juazeiro, foi aberta
entre 1880 e 1896 pelo Governo brasileiro, que deu a concessão
a, segundo algumas fontes, Miguel Argolo. Em bitola métrica,
seus trens partiam da estação de São Francisco,
onde chegava uma linha em bitola larga (1m60), a E. F. Bahia ao São
Francisco. Em 1911, essa linha teve a bitola reduzida e as duas linhas
foram unidas sob a concessão dos franceses da Cia.
Chemins de Fer Federaux du L'Est Brésilien. Em 1935,
tudo virou parte da VFFLB, estatal, e a linha passou a se chamar Linha
Centro. Em 1957, foi uma das formadoras da RFFSA. Em 1975, deixou
de existir o nome VFFLB. Ainda circulavam trens de passageiros entre
Alagoinhas e Senhor do Bonfim até 1989. Em 1996, passou a ser
concessão da Ferrovia Centro-Atlântica. Tem tráfego
de cargueiros até hoje. |
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A ESTAÇÃO: A estação
foi aberta em 1894 com o nome de Itumirim. Mais tarde, já
nos anos 1950, passou a se chamar Juacema. No tempo em que
ainda era Itumirim, Lampião e seus cangaceiros apareceram
por ali, em 1929. Foram até a estação. "O
quarda-chaves e o agente, este de apelido Gurrito, foram autorizados
pelos bandidos a retirarem seus pertences da estação,
entes de o fogo ser ateado. Em seguida, os cangaceiros quebraram vidraças,
estantes, mobiliário, o relógio e o aparelho telegráfico.
No entanto, as chamas nem só não chegaram a
ACIMA:
Trem na estação de Itumurim em 1912 (Autor desconhecido).
ABAIXO: Caixa d'água da antiga estação de Juacema,
colocada logo após a plataforma da estação (Foto
Sydney Corrêa em 2010).
consumir todo o prédio, como não provocaram grandes
estragos. Lampião, com a ponta do punhal - até há
poucos anos ainda se viam vestígios - gravou no cimento do
batente da janela da estação a data de sua passagem
por Itumirim: 29 de junho de 1929" (Reproduzido do livro
Lampião e a Maria Fumaça, de A. A. Araújo e L
.R. Bonfim). A Estação de Juacema foi demolida, pena não
podermos encontrar e registrar os vestígios deixados por Lampião
em suas janelas. Restou apenas a caixa d'água para memória dos que
sentem sua falta. Nota-se que possuía mais um desvio, devido a distância
entre a linha e a plataforma, que foi erradicado pela FCA, e que era
longo, para grandes composições.
(Fontes: Sydney Corrêa; Acervo
Oleone Coelho Fontes; A. A. Araújo e L .R. Bonfim: Lampião
e a Maria Fumaça, 2002; Guia Geral das Estradas de Ferro do
Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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Estação de Juacema, sem data. Acervo Oleone Coelho
Fontes. Reproduzido do livro Lampião e a Maria Fumaça,
de A. A. Araújo e L .R. Bonfim |
A plataforma da estação que ainda resta em 2010.
Foto Sydney Corrêa |
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Atualização:
23.12.2012
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