|
|
Prolongamento
da E. F. Bahia ao São Francisco (1880-1896)
E. F. do São Francisco (1896-1911)
Cia. Chemins de Fer Federaux du L'Est Brésilien (1911-1935)
V. F. F. Leste Brasileiro (1935-1975)
RFFSA (1975-1996) |
IRAÍ
Município
de Ouriçanguinhas, BA |
Linha tronco - km 164,634 (1960) |
|
BA-4098 |
Altitude: - |
|
Inauguração: 24.02.1896 |
Uso atual: abandonada (2019) |
|
com
trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1896? |
|
HISTORICO
DA LINHA: A linha que ligou efetivamente a estação de
São Francisco, em Alagoinhas, ao rio São Francisco,
em Juazeiro, foi aberta entre 1880 e 1896 pelo Governo brasileiro,
que deu a concessão a, segundo algumas fontes, Miguel Argolo.
Em bitola métrica, seus trens partiam da estação
de São Francisco, onde chegava uma linha em bitola larga (1m60),
a E. F. Bahia ao São Francisco. Em 1911, essa linha teve a
bitola reduzida e as duas linhas foram unidas sob a concessão
dos franceses da Cia. Chemins de Fer Federaux
du L'Est Brésilien. Em 1935, tudo virou parte da VFFLB,
estatal, e a linha passou a se chamar Linha Centro. Em 1957, foi uma
das formadoras da RFFSA. Em 1975, deixou de existir o nome VFFLB.
Ainda circulavam trens de passageiros entre Alagoinhas e Senhor do
Bonfim até 1989. Em 1996, passou a ser concessão da
Ferrovia Centro-Atlântica. Tem tráfego de cargueiros
até hoje. |
|
A ESTAÇÃO: A estação de Iraí foi inaugurada em 1896,
seis anos depois da abertura da linha.
Em 2008 estava abandonada e bastante isolada de outras cidades ou povoados à sua volta, mas parece
ser uma das poucas estações que manteve seu prédio
original de 1896. Próxima à estação de Iraí, em Ouriçanguinhas, deveria ter sido construído um entroncamento para receber o prolongamento do ramal de Feira de Santana, projetado no final dos anos 1950 mas nunca aberto para o tráfego ferroviário. (Ver mapa no caixa abaixo, com o prolongamento em linha preta tracejada, passando pela localidade de Purificação).
A estação de Iraí continuava na mesma situação em 2019.
Ver também: Estação de Feira de Santana-nova
ACIMA: A linha preta tracejada ligando Feira de Santana a Ouriçanguinhas, passando pela localidade de Purificação, jamais foi construída - CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA VÊ-LA EM TAMANHO MAIOR (mapa provavelmente dos anos 1950 - cessão Adolfino Neto).
ACIMA e ABAIXO: A estação de Iraí,
abandonada, tem dois corpos, que podem ser visíveis
na foto de cima. Veja que o trem encosta no prédio, nas suas
extremidades, onde a plataforma é curta; a área maior
da plataforma para a espera dos trens pelos passageiros era na área
central. Uma das poucas estações que ainda se conserva
provavelmente como original, e, pelo seu tamanho, em relação
às outras da linha - exceção feita às
de Juazeiro, São Francisco e Senhor do Bonfim - deveria ter
um movimento maior (Fotos Roosevelt Reis, julho de 2008).
|
ACIMA: A estação de Iraí,
em 2019 (Foto João Paulo Araújo, 27/08/2019).
(Fontes: Roosevelt Reis, 2008; João Paulo Araújo, 2019). |
|
|
|
Estação de Iraí, em julho de 2008. Foto
Roosevelt Reis |
Estação de Iraí, em julho de 2008. Foto
Roosevelt Reis |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
29.05.2023
|
|