|
|
Prolongamento da
E. F. Bahia ao São Francisco (1894-1896)
E. F. do São Francisco (1896-1911)
Cia. Chemins de Fer Federaux du L'Est Brésilien (1911-1935)
V. F. F. Leste Brasileiro (1935-1975)
RFFSA (1975-1996) |
BARRINHA
Município de Juazeiro, BA |
Linha Centro - km 500,732 (1960) |
|
BA-3339 |
Altitude: 489 m |
|
Inauguração: 02.06.1894 |
Uso atual: abandonada (2021) |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1894 |
|
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A
linha que ligou efetivamente a estação de São
Francisco, em Alagoinhas, ao rio São Francisco, em Juazeiro,
foi aberta entre 1880 e 1896 pelo Governo brasileiro, que deu a concessão
a, segundo algumas fontes, Miguel Argolo. Em bitola métrica,
seus trens partiam da estação de São Francisco,
onde chegava uma linha em bitola larga (1m60), a E. F. Bahia ao São
Francisco. Em 1911, essa linha teve a bitola reduzida e as duas linhas
foram unidas sob a concessão dos franceses da Cia.
Chemins de Fer Federaux du L'Est Brésilien. Em 1935,
tudo virou parte da VFFLB, estatal, e a linha passou a se chamar Linha
Centro. Em 1957, foi uma das formadoras da RFFSA. Em 1975, deixou
de existir o nome VFFLB. Ainda circulavam trens de passageiros entre
Alagoinhas e Senhor do Bonfim até 1989. Em 1996, passou a ser
concessão da Ferrovia Centro-Atlântica. Tem tráfego
de cargueiros até hoje. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Barrinha foi aberta como ponta de linha em 1894. Parece que seu nome original era Angico.
Em 1896, o prolongamento até Juazeiro partiu dali.
A estação de Barrinha possuía em 2017 uma belíssima
e centenária estrutura de alvenaria e madeira trabalhada, era
sem dúvida muito bonita e estava abandonada. Ficava próxima
a uma mina da Vale que carregava constantemente trens para Simões
Filho ou para o porto de Aratu. Ao lado via-se a estrutura
para carregamento dos vagões com minério. Possuía um longo
pátio, provavelmente devido às composições de minério, que geralmente
são bem grandes. Apesar disso, já não havia mais tráfego
de trens no trecho.
ACIMA: Críticas à estaçãp de Barrinha quando esta ainda se chamava Angico, em 1895.
ACIMA: A estação de Barrinha, possivelmente no dia de sua inauguração (Arquivo do Instituto
Geografico e Historico da Bahia).
ACIMA: O longo pátio da estação de Barrinha,
em 2010 (Foto Sydney Corrêa).
ACIMA e ABAIXO:
O longo pátio da estação
de Barrinha, em (supostamente) 2017 (Foto Ademilton Guedes).
ABAIXO: O longo pátio da estação
de Barrinha, em (supostamente) 2017 (Foto Ademilton Guedes).
(Fontes: Ademilton Guedes; Sydney Corrêa;
Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R.
M. Giesbrecht) |
|
|
|
O belo prédio da estação de Barrinha. Reparar
no trabalho em madeira. Foto Sydney Corrêa |
O belo prédio da estação de Barrinha. Reparar
no trabalho em madeira. Foto Sydney Corrêa |
O belo prédio da estação de Barrinha. Reparar
no trabalho em madeira. Foto Sydney Corrêa |
A estação e Barrinha. Foto Ademilton Guedes em 2017. |
A estação e Barrinha. Foto Rodrigo Henrique em 10/12/2021 |
|
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
21.12.2023
|
|