|
|
E. F. Central da
Bahia (1876-1911)
Cia. Chemins de Fer Federaux du L'Est Brésilien (1911-1935)
V. F. F. Leste Brasileiro (1935-1975)
RFFSA (1975-1996) |
TEIXEIRA DE
FREITAS
Município de Conceição
da Feira, BA |
Linha tronco - km 126,974 (1960) |
|
BA-3055 |
Altitude: 220 m |
|
Inauguração: 02.12.1876 |
Uso atual: demolida? |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A linha Sul,
Mapele-Monte Azul, foi formada pela união das linhas de diversas
ferrovias quase todas originadas no século 19, como a E. F.
Central da Bahia, a E. F. Bahia ao São Francisco, a E. F. de
Santo Amaro e a E. F. Centro-Oeste da Bahia, que, quando finalmente
unidas sob o nome de Viação Férrea Federal do
Leste Brasileiro (VFFLB) entre 1935 e 1939, tiveram suas linhas unidas
e prolongadas de forma a, em 1951, ligarem Salvador e Mapele à
localidade mineira de Monte Azul, ponta dos trilhos da E. F. Central
do Brasil. Trens de passageiros passaram pelos seus diversos pedaços
desde cada uma de suas origens até a linha completa, desaparecendo
em 1979, quando somente faziam o trecho Iaçu-Monte Azul, no
sul, e até o início dos anos 1980 entre Mapele e Candeias.
Hoje a linha é utilizada apenas por trens cargueiros, que sofrem
para passar pelo gargalo do rio Paraguassu. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Teixeira de Freitas foi inaugurada em 1876. Deveria ter
algum nome diferente por bom tempo, pois M. A. Teixeira de Freitas
foi um baiano que exerceu diversos cargos políticos no Estado,
tendo em 1941 assumido como Secretário-Geral do IBGE. Porém,
a família era influente no Estado havia séculos, o que
pode ter gerado o nome já em 1876: as terras podiam ser da
família. Após ter sido o ponto final da eletrificação
|
da linha Sul, eletrificação
esta inaugurada nos anos 1950 pela VFFLB, - parou ali porque
em seguida existe um túnel baixo demais para passarem
as catenárias, o que levaria a ter de aumentá-lo
ou construir um totalmente novo na linha - na
|
década de 1960 um diagnóstico da própria RFFSA
constatou que o último trecho onde a eletrificação
havia sido inaugurada, Santo Amaro-Teixeira de Freitas, tinha
densidade de tráfego baixa demais para justificar o uso da
tração elétrica, o que motivou a desativação
imediata destes 48 km de linha. Por sua vez, os trens de passageiros
deixaram de fazer o trecho que passava pela estação
em 1978, fazendo a partir daí somente Monte Azul-Iaçu,
ao sul, e Salvador-Candeias, ao norte, na antiga linha Sul.
Hoje apenas trens cargueiros passam pela cidade. É curioso
que, em Conceição da Feira, onde a estação
ficava, ninguém se lembra dela; pensam que, quando v. pergunta
dela, está se referindo ao município homônimo
que fica no litoral sul da Bahia. Não consegui encontrar nenhuma
indicação, nada, que me levasse ao ponto antigo da estação,
provavelmente hoje demolida.
(Fontes: Folha de S. Paulo, 19/8/1961; Cyro Deocleciano
R. Pessoa Jr.: Estradas de Ferro do Brazil, 1886; A. A. Gorni: A Eletrificação
nas Ferrovias Brasileiras, 2004; Guia Geral das Estradas de Ferro
do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-84; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
11.01.2014
|
|