|
|
E.
F. Centro-Oeste da Bahia (1905-1913)
Cia. Chemins de Fer Federaux du L'Est Brésilien (1913-1935)
V. F. F. Leste Brasileiro (1935-1975)
RFFSA (1975-1996) |
MASSUÍ
Município
de Candeias, BA |
Linha tronco
- km 39,001 (1960) |
|
BA-3528 |
|
|
Inauguração: 15.09.1905 |
Uso atual: demolida? |
|
com
trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d
|
|
HISTORICO
DA LINHA: A linha Sul, Mapele-Monte Azul, foi formada pela união
das linhas de diversas ferrovias quase todas originadas no século
19, como a E. F. Central da Bahia, a E. F. Bahia ao São Francisco,
a E. F. de Santo Amaro e a E. F. Centro-Oeste da Bahia, que, quando
finalmente unidas sob o nome de Viação Férrea
Federal do Leste Brasileiro (VFFLB) entre 1935 e 1939, tiveram suas
linhas unidas e prolongadas de forma a, em 1951, ligarem Salvador
e Mapele à localidade mineira de Monte Azul, ponta dos trilhos
da E. F. Central do Brasil. Trens de passageiros passaram pelos seus
diversos pedaços desde cada uma de suas origens até
a linha completa, desaparecendo em 1979, quando somente faziam o trecho
Iaçu-Monte Azul, no sul, e até o início dos anos
1980 entre Mapele e Candeias. Hoje a linha é utilizada apenas
por trens cargueiros, que sofrem para passar pelo gargalo do rio Paraguassu. |
|
A ESTAÇÃO:
A estação de Massuí foi aberta em 1905
no que viria a ser o ramal de Água Comprida (hoje Simões
Filho)-Buranhem pela então E. F. Centro Oeste da
Bahia. Há muitas dúvidas nas datas de abertura das estações
e da própria linha da Centro-Oeste. A data de 1905 é
dada pelo Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, de 1960. Em
1908, o ramal teria sido completado até Buranhem, depois
de modificações no traçado original do plano.
A partir de 1948, passou a fazer parte da linha Sul, com a
união das estações de Santo Amaro, Afligidos
e Conceição da Feira. Já houve tempos
em que o trem de subúrbios chegava a Candeias, o que
parece ter ocorrido até os anos 1980. Pelo menos desde 1960
e até 1978 existiu um trem diário de subúrbios
Salvador-Candeias e que parava em Massuí. Em
março de 1970 foram desativados os 34 km entre Candeias
e Santo Amaro. Em 1972 o serviço de subúrbios
foi restrito até Mapele, a 22 km de Salvador;
alguns anos mais tarde o trajeto servido recuou até Aratu,
a 19 km de Salvador. Isto significaria que os últimos
trens de subúrbio que paravam em Massuí foram
tracionados por locomotivas diesel-elétricas? Não consegui
localizar a estação, que pode ter sido demolida. Mas
certamente o desvio da Bunge, mostrado na foto abaixo, não
está longe da antiga estação.
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local, 05/2006;
Revista Ferroviária, agosto de 1965; A. A. Gorni, 2004: A Eletrificação
nas Ferrovias Brasileiras, 2002; Guia Geral das Estradas de Ferro
do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-84; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
Desvio da Bunge, supostamente próximo à estação
de Massuí, em 05/2006. Foto Ralph M. Giesbrecht |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
02.08.2009
|
|