|
|
E.
F. Central da Bahia (1881-1911)
Cia. Chemins de Fer Federaux du L'Est Brésilien (1911-1935)
V. F. F. Leste Brasileiro (1935-1975)
RFFSA (1975-1996) |
JENIPAPO Município
de Castro Alves, BA |
Linha do
Sul - km 192,079 (1960) |
|
BA-2368 |
Altitude: - |
|
Inauguração: 23.12.1881 |
Uso atual: n/d |
|
com
trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
HISTORICO
DA LINHA: A linha Sul, Mapele-Monte Azul, foi formada pela união
das linhas de diversas ferrovias quase todas originadas no século
19, como a E. F. Central da Bahia, a E. F. Bahia ao São Francisco,
a E. F. de Santo Amaro e a E. F. Centro-Oeste da Bahia, que, quando
finalmente unidas sob o nome de Viação Férrea
Federal do Leste Brasileiro (VFFLB) entre 1935 e 1939, tiveram suas
linhas unidas e prolongadas de forma a, em 1951, ligarem Salvador
e Mapele à localidade mineira de Monte Azul, ponta dos trilhos
da E. F. Central do Brasil. Trens de passageiros passaram pelos seus
diversos pedaços desde cada uma de suas origens até
a linha completa, desaparecendo em 1979, quando somente faziam o trecho
Iaçu-Monte Azul, no sul, e até o início dos anos
1980 entre Mapele e Candeias. Hoje a linha é utilizada apenas
por trens cargueiros, que sofrem para passar pelo gargalo do rio Paraguassu. |
|
A ESTAÇÃO: A estação de Jenipapo foi aberta pela E. F. Central
da Bahia na sua linha principal, em 1881.
A Enciclopédia
dos Municípios Brasileiros, do IBGE, vol. XX, 1958, afirmava
que a estação de Jenipapo aceitava telegramas para
toda a rede de telégrafos nacional e trabalhava em tráfego
mútuo com o telégrafo nacional.
Fontes: Cyro Deocleciano R. Pessoa Jr.: Estradas de Ferro do Brazil, 1886; IBGE: Enciclopedia dos Municipios Brasileiros, vol. XX, 1958; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1917-1980). |
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
13.07.2023
|
|