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E. F. Bahia ao São
Francisco (1860-1911)
Cia. Chemins de Fer Federaux du L'Est Brésilien (1911-1935)
V. F. F. Leste Brasileiro (1935-1975)
RFFSA (1975-1996)
CBTU (1996-2021) |
ESCADA
Município de Salvador, BA |
Linha tronco - km 8,602 (1960) |
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BA-3189 |
Altitude: - |
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Inauguração: 1860 |
Uso atual: estação de trens metropolitanos |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: provavelmente 1981 |
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HISTORICO DA LINHA: A linha-tronco
da Viação Ferrea do Leste Brasileiro (VFFLB) era a linha
original da E. F. Bahia ao São Francisco, aberta entre 1860
e 1863 e ligando a estação da Calçada, em Salvador,
à de São Francisco, em Alagoinhas, ainda bem longe do
rio do mesmo nome. Esta linha foi incorporada pelo Governo baiano
em 1903, repassada a outros concessionários até que
em 1911 foi entregue à concessão da Cia. Chemins de
Fer Federaux du L'Est Bresilien, de capital francês. Em 1935,
a VFFLB foi criada pelo Governo para ficar com o acervo dos franceses,
já sem interesse de mantê-la. Em 1975 foi definitivamente
incorporada pela RFFSA como uma de suas divisões, depois de
ter sido uma das constituintes desta, em 1957. O último trem
de passageiros de longo percurso passou pela linha nos anos 1980,
e hoje (2005) trafegam, no trecho Calçada-Paripe, apenas trens
elétricos metropolitanos, ainda sob a batuta da CBTU. Hoje
todas as linhas baianas que sobram em atividade estão sob a
concessão da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA). |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Escada foi inaugurada provavelmente em 1860, com a linha.
Realmente, a estação já é citada em guias
de horários em 1932.
Em 1941, data que cita o Guia Geral de Estradas de Ferro
de 1960, como sendo a data de abertura, foi provavelmente quando se reconstruiu a estação, quando se reformulou pela
primeira vez os subúrbios de Salvador. Outra
reformulação viria em 1981.
Por muito tempo foi uma estação
de trens suburbanos tocados pela CBTU. A linha de subúrbios
entre as estações de Lobato e do Paripe corre sempre junto ao mar e é um trajeto muito bonito. Próximo
à estação da Escada, no subúrbio
ferroviário do mesmo nome, fica a capela de Nossa Senhora da
Escada, construída no século 16 e hoje ameaçada
por fissuras e rachaduras. Fica numa encosta elevada, à vista
do mar, onde mais abaixo passa a linha férrea.
A estação continuou sendo utilizada para os
trens suburbanos tocados pela CBTU até o dia 16/2/2021, quando todo o trecho entre a Calçada até Paripe foi fechado para que obras do futuro VLT fossem feitas. Um ano depois, as obras não estavam prontas e nenhum trem atendia ao trecho.
"A comerciante Lúcia Santos costumava fazer caminhada entre os bairros de Escada, onde mora, e Plataforma. O hábito saudável foi deixado de lado por causa do medo. Segundo ela, os tapumes viraram pontos estratégicos para criminosos se esconderem e abordarem vítimas. 'Sem os trens, as ruas ficaram ‘desertonas’. Para você andar, tem que ser acompanhado de duas ou três pessoas, sozinha é muito perigoso. Eu sou mulher, fico com medo de ter um homem escondido para me assaltar ou até fazer coisas piores, me estuprar', comentou (Moradores reclamam da falta dos trens e demora do VLT no subúrbio de Salvador, G1, Notícias da Imprensa, 17/07/2023)".
"Segundo um morador de Plataforma, que preferiu não revelar a identidade, os assaltos aumentaram na região nos últimos meses. “Aqui ficou mais perigoso, porque as ruas estão desertas. Rola ‘assalto de celular’ direto e os pais de família correm risco de perder a vida por causa de um celular”, desabafou' (Moradores reclamam da falta dos trens e demora do VLT no subúrbio de Salvador, G1, Notícias da Imprensa, 17/07/2023)".
"Em Escada, outro morador, identificado pelo prenome Pascoal, confirmou a informação de crimes frequentes. 'Fica tudo escuro e aqui tem assalto direto. Ninguém pode ficar com o celular na mão na porta de casa', aconselhou (Moradores reclamam da falta dos trens e demora do VLT no subúrbio de Salvador, G1, Notícias da Imprensa, 17/07/2023)".
ACIMA: Localização da estação
de Escada - a linha é o traço preto no mapa. CLIQUE
SOBRE A FIGURA PARA VER O PERCURSO INTEIRO (Mapa de Salvador - Universidade
Católica de Salvador, 2000).
(Fontes: Universidade Católica de Salvador;
G1, 2023; O Estado de S. Paulo, 01/08/2005; Cyro Deocleciano R. Pessoa Jr.:
Estradas de Ferro do Brazil, 1886; RFFSA - SR-7: Relatório,
1984; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi,
1932-84). |
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Atualização:
21.07.2023
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