|
|
E. F. Central da
Bahia (1881-1911)
Cia. Chemins de Fer Federaux du L'Est Brésilien (1911-1935)
V. F. F. Leste Brasileiro (1935-1970)
|
CRUZ
DAS ALMAS
(ENGENHEIRO EURICO MACEDO)
(antiga POMBAL)
Município de Cruz das Almas, BA |
Linha do Sul - km 158,697 (1960) |
|
BA-2365 |
Altitude: 175 m |
|
Inauguração: 23.12.1881 |
Uso atual: abandonada |
|
sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A linha Sul,
Mapele-Monte Azul, foi formada pela união das linhas de diversas
ferrovias quase todas originadas no século 19, como a E. F.
Central da Bahia, a E. F. Bahia ao São Francisco, a E. F. de
Santo Amaro e a E. F. Centro-Oeste da Bahia, que, quando finalmente
unidas sob o nome de Viação Férrea Federal do
Leste Brasileiro (VFFLB) entre 1935 e 1939, tiveram suas linhas unidas
e prolongadas de forma a, em 1951, ligarem Salvador e Mapele à
localidade mineira de Monte Azul, ponta dos trilhos da E. F. Central
do Brasil. Trens de passageiros passaram pelos seus diversos pedaços
desde cada uma de suas origens até a linha completa, desaparecendo
em 1979, quando somente faziam o trecho Iaçu-Monte Azul, no
sul, e até o início dos anos 1980 entre Mapele e Candeias.
Hoje a linha é utilizada apenas por trens cargueiros, que sofrem
para passar pelo gargalo do rio Paraguassu. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Pombal foi aberta pela E. F. Central da Bahia na sua linha
principal, em 1881.
Mais tarde o nome foi alterado para Cruz das
Almas.
Desta estação, que ficava a 6 km do centro
do município, deveria sair uma variante que uniria a linha
à estação de Santa Teresinha, na mesma
linha, atravessando o rio Paraguassu mais para o sul, eliminando
o gargalo da ponte entre Cachoeira e São Félix.
Esse era o projeto dos anos 1960, que nunca foi construído.
Também nunca implementado foi o trecho Cruz das Almas-Santo
Antonio de Jesus, esta última estação da
E. F. Nazaré e que uniria as duas ferrovias, projeto também
dado como certo no início dos anos 1960 (ver quadro abaixo).
Ferroviários da região dizem que a estação
recebeu muito cimento vindo de Minas Gerais por via ferroviária
nos anos 1970. Ela fica próxima da Universidade Federal do
Recôncavo da Bahia, que é situada na entrada rodoviária antiga
da cidade.
A partir de 1970, a lista
de estações no Guia
Levi já não mostra a estação
de Cruz das Almas, mas sim uma estação
chamada de Eng. E. Macedo, comumente chamada de Eurico
Macedo, que é a mesma - a falta de documentação
não permite a confirmação, mas o prédio
tem arquitetura dos anos 1930 e o fato de ter sido construída
uma nova estação mais próxima à
cidade também com o nome da cidade (na linha de Santo
Antonio de Jesus, aberta no final dos anos 1950 e erradicada
em 1964) levam à quase certeza que a estação
mais afastada tenha trocado o nome.
"Dá medo
visitar a estação Eurico Macedo, é um lugar isolado,
não existe absolutamente ninguém; para andar na linha, só
quando se acha alguém do lugar que sabe exatamente onde ela
fica. Passei em lugares em que mal cabe o trem, não tem vias
marginais, só mato e trilho, e se o trem passar no momento
exato, aí complica"
(Roosevelt Reis, 12/2008).
O relato mostra que o antigo acesso de passageiros e de cargas que
levava à antiga estação desapareceu depois de
sua desativação, o que deve ter se dado nos anos 1980.
(VEJA TAMBÉM CRUZ
DAS ALMAS - RAMAL)
ACIMA: A estação ainda com o nome
de Eurico Macedo no dístico. Anos 1980? Ainda passariam trens
de passageiros por ali? (Autor desconhecido).
Quanto ao trecho
Cruz das Almas-Santo Antonio de Jesus, a Enciclopédia
dos Municípios Brasileiros, vol. XX, 1958, p. 206,
afirma que "está em fase adiantada a construção
de um ramal ferroviário que ligará, na cidade
de Santo Antonio de Jesus, a VFFLB à E. F. de Nazaré".
Na p. 344, afirma que "os trilhos da VFFLB passam pelo
município (de Sapeaçu) e a ligação
desta ferrovia com a E. F. Nazaré, em Santo Antonio de
Jesus, está em vias de conclusão. Os trilhos da
E. F. de Nazaré já ultrapassaram este município
e passam próximo à cidade de Sapeaçu".
De 1960 a 1963, realmente, o Guia Levi, usado como referencia
de horários de trens de passageiros, acusa a existência
de trens de passageiros ligando Cruz das Almas à
estação de Conceição de Almeida,
um trecho com 11 quilômetros de extensão, mas,
em 1965, ele já não mais existe. Este trecho seria
o início da ligação com a E. F. Nazaré
e jamais teria sido completado - ou teria, foi desativado antes
que os trens fizessem a ligação de Cruz das
Almas com Santo Antonio de Jesus, talvez porque em
1965 a E. F. Nazaré já estava em fase de desativação
(parou em 1970). |
|
ACIMA: Na parede da estação desativada,
o símbolo antigo da Leste Brasileiro. Esta é uma das
provas de que a estação teria sido construída
após 1935, ano em que o nome passou a vigorar. (Foto Roosevelt
Reis, em dezembro de 2008).
(Fontes: Lorena Silva Santos; Roosevelt
Reis; Cyro Deocleciano R. Pessoa Jr.: Estradas de Ferro do Brazil,
1886; A Leste Brasileiro e o Desenvolvimento Econômico da Bahia,
1960; IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros,
vol. XX, 1958; Guia Geral das Estradas de Ferro, 1960; Mapa - acervo
R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
A antiga estação de Cruz das Almas. Foto Roosevelt
Reis em 2008 |
A antiga estação de Cruz das Almas. Foto Roosevelt
Reis em 2008 |
A antiga estação de Cruz das Almas. Pode-se notar
no dístico, meio apagado, o nome mais recente: Eng. Eurico
Macedo. Foto Roosevelt Reis em 2008 |
A antiga estação de Cruz das Almas. Foto Roosevelt
Reis em 2008 |
A antiga estação de Cruz das Almas. Foto Roosevelt
Reis em 2008 |
|
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
28.04.2022
|
|