|
|
V. F. F. Leste Brasileiro
(anos 1950-1965) |
CONCEIÇÃO
DO ALMEIDA
Município de Conceição
do Almeida, BA |
Ramal de Conceição de Almeida
- km 28 |
|
BA-4206 |
|
|
Inauguração: 19.12.1958 |
Uso atual: desconhecido |
|
sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: O ramal de
Conceição do Almeida foi uma linha aberta no final dos
anos 1950 e que serviria para unir as linhas Sul (Salvador-Monte Azul)
e da E. F. Nazaré, esta isolada mais ao sul do Recôncavo.
Por algum motivo ainda não determinado, a linha nunca foi concluída,
ou seja, jamais alcançou a cidade de Santo Antonio de Jesus,
na Nazaré, mas mesmo assim sabe-se que pelo menos entre os
anos de 1960 e de 1963 um trem de passageiros chegou a circular entre
Cruz das Almas e Conceição de Almeida, trecho pronto
de linha então. Logo depois, o trem acabou e a linha foi erradicada. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Conceição do Almeida foi aberta pela VFFLB
em dezembro de 1958, juntamente com o ramal. Este ramal,
Quanto ao trecho
Cruz das Almas-Santo Antonio de Jesus, a Enciclopédia
dos Municípios Brasileiros, vol. XX, 1958, p. 206,
afirma que "está em fase adiantada a construção
de um ramal ferroviário que ligará, na cidade
de Santo Antonio de Jesus, a VFFLB à E. F. de Nazaré".
Na p. 344, afirma que "os trilhos da VFFLB passam pelo
município (de Sapeaçu) e a ligação
desta ferrovia com a E. F. Nazaré, em Santo Antonio de
Jesus, está em vias de conclusão. Os trilhos da
E. F. de Nazaré já ultrapassaram este município
e passam próximo à cidade de Sapeaçu".
De 1960 a 1963, realmente, o Guia Levi, usado como referencia
de horários de trens de passageiros, acusa a existência
de trens de passageiros ligando Cruz das Almas à
estação de Conceição de Almeida,
um trecho com 11 quilômetros de extensão, mas,
em 1965, ele já não mais existe. Este trecho seria
o início da ligação com a E. F. Nazaré
e jamais teria sido completado - ou teria, foi desativado antes
que os trens fizessem a ligação de Cruz das
Almas com Santo Antonio de Jesus, talvez porque em
1965 a E. F. Nazaré já estava em fase de desativação
(parou de funcionar em 1970). |
então com apenas vinte
e oito quilômetros, deveria continuar para se encontrar
com a antiga E. F. de Nazaré, que estava isolada das
outras ferrovias da Leste Brasileiro. Tal fato jamais ocorreu.
A estação foi desativada em meados dos anos
1960, juntamente com o ramal de Conceição
de Almeida, que teve vida curtíssima.
(Fontes: Roosevelt Reis; Folha da Manhã,
21/12/1958; A Leste Brasileiro e o Desenvolvimento Econômico
da Bahia, 1960; IBGE: Enciclopédia dos Municípios
Brasileiros, vol. XX, 1958; Guia Geral das Estradas de Ferro,
1960)
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
03.08.2013
|
|