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E. F. Bahia ao São
Francisco (1860-1911)
Cia. Chemins de Fer Federaux du L'Est Brésilien (1911-1935)
V. F. F. Leste Brasileiro (1935-1975)
RFFSA (1975-1996)
CBTU (1996-2021) |
ALMEIDA
BRANDÃO (PLATAFORMA)
Município de Salvador, BA |
Linha tronco - km 5,802 (1960) |
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BA-2359 |
Altitude: |
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Inauguração: 28.06.1860 |
Uso atual: estação de trens metropolitanos |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1981 |
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HISTORICO DA LINHA: A linha-tronco
da Viação Ferrea do Leste Brasileiro (VFFLB) era a linha
original da E. F. Bahia ao São Francisco, aberta entre 1860
e 1863 e ligando a estação da Calçada, em Salvador,
à de São Francisco, em Alagoinhas, ainda bem longe do
rio do mesmo nome. Esta linha foi incorporada pelo Governo baiano
em 1903, repassada a outros concessionários até que
em 1911 foi entregue à concessão da Cia. Chemins de
Fer Federaux du L'Est Bresilien, de capital francês. Em 1935,
a VFFLB foi criada pelo Governo para ficar com o acervo dos franceses,
já sem interesse de mantê-la. Em 1975 foi definitivamente
incorporada pela RFFSA como uma de suas divisões, depois de
ter sido uma das constituintes desta, em 1957. O último trem
de passageiros de longo percurso passou pela linha nos anos 1980,
e hoje (2005) trafegam, no trecho Calçada-Paripe, apenas trens
elétricos metropolitanos, ainda sob a batuta da CBTU. Hoje
todas as linhas baianas que sobram em atividade estão sob a
concessão da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA). |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Plataforma foi inaugurada em 1860 na linha original da E.
F. Bahia ao São Francisco.
Mais tarde passou a se chamar Almeida
Brandão. É hoje uma estação de trens
suburbanos tocados pela CBTU. Fica espremida entre o mar e o morro
da Plataforma. É também chamada ainda de
Plataforma. A linha de subúrbios entre as estações
de Lobato e do Paripe corre sempre junto ao mar e é
um trajeto muito bonito. Em 1981, a estação atual foi
construída substituindo a anterior.
A estação continuou sendo utilizada para os
trens suburbanos tocados pela CBTU até o dia 16/2/2021, quando todo o trecho entre a Calçada até Paripe foi fechado para que obras do futuro VLT fossem feitas. Um ano depois, as obras não estavam prontas e nenhum trem atendia ao trecho.
ACIMA: Trem da CBTU parado na estação
de Almeida Brandão. ABAIXO: Vista da parte superior da estação
(Fotos Vagner Costa, dezembro de 2008).
ACIMA: Localização da estação de Plataforma
(Almeida Brandão) - a linha é o traço preto no
mapa. CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA VER O PERCURSO INTEIRO (Mapa de Salvador
- Universidade Católica de Salvador, 2000).
(Fontes: Relatório da SR-7, 1984;
Alexandre Santurian; Vagner Costa; Universidade Católica
de Salvador; Cyro Deocleciano R. Pessoa Jr.: Estradas de Ferro
do Brazil, 1886; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960;
Guias Levi, 1932-84;) |
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A estação de Almeida Brandão em 2002. Foto
Alexandre Santurian |
A estação de Almeida Brandão em 12/2008.
Foto Vagner Costa |
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Atualização:
21.07.2023
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