|
|
Cia. Chemins de
Fer Federaux du L'Est Brésilien (1923-1935)
V. F. F. Leste Brasileiro (1935-1975)
RFFSA (1975-1996) |
AFLIGIDOS
Município de São Gonçalo
dos Campos, BA (veja o local) |
Ramal de Afligidos - km 17 (1940)
Linha Sul - km 100,209 (1960) |
|
BA-3335 |
Altitude: 164 m |
|
Inauguração: 03.11.1923 |
Uso atual: abandonada e em ruínas (2013) |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1922? |
|
|
HISTORICO DA LINHA: A
linha Sul, Mapele-Monte Azul, foi formada pela união das linhas
de diversas ferrovias quase todas originadas no século 19,
como a E. F. Central da Bahia, a E. F. Bahia ao São Francisco,
a E. F. de Santo Amaro e a E. F. Centro-Oeste da Bahia, que, quando
finalmente unidas sob o nome de Viação Férrea
Federal do Leste Brasileiro (VFFLB) entre 1935 e 1939, tiveram suas
linhas unidas e prolongadas de forma a, em 1951, ligarem Salvador
e Mapele à localidade mineira de Monte Azul, ponta dos trilhos
da E. F. Central do Brasil. Trens de passageiros passaram pelos seus
diversos pedaços desde cada uma de suas origens até
a linha completa, desaparecendo em 1979, quando somente faziam o trecho
Iaçu-Monte Azul, no sul, e até o início dos anos
1980 entre Mapele e Candeias. Hoje a linha é utilizada apenas
por trens cargueiros, que sofrem para passar pelo gargalo do rio Paraguassu. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
e o ramal de Afligidos foi inaugurada em 1923 como a ponta
de um ramal da E. F. Central da Bahia que partia de Conceição
de Feira. Nos Guias Levi dos anos 1930 o ramal constava como tendo
17 km.
Já o suplemento "Estradas de Ferro do Brasil 1945,
da Revista Ferroviária, dava 22 km para o ramal, que era, realmente,
a distância que Afligidos passou a ter de Conceição
de Feira (maior, portanto) após a ligação,
em fins de 1942, com a linha Sul, construída a partir de Santo
Amaro. No ramal, o trem vinha de Conceição de
Feira, em 55 minutos de viagem, chegando todos os dias às
9 da manhã e partindo de volta às 14 horas. Difícil
é saber o que justificava esse ramal indo para um local tão
ermo.
Em 1937, a localidade tornou-se um distrito do município de
São Gonçalo dos Campos.
O fato é que, em 31/12/1942, a unificação de
linhas que deram origem à linha Sul da VFFLB colocou Afligidos
nessa linha principal, mantendo a velha estação. O Guia
Geral das Estradas de Ferro do Brasil de 1960 dá a data
de 1944 como a de abertura da estação - parece errôneo,
pelo estilo do prédio da estação que hoje existe,
em ruínas. As estações da VFFLB construídas
nos anos 1940, e não eram poucas, tinham estilo bastante diferente.
Veja-se a discrepância das várias datas citadas em diferentes
fontes.
Em 2006, quando lá estive, o distrito de Afligidos era
conhecido por ter corridas de jegue. As coisas mudaram, mas não
o acesso: sem trem de passageiros por ali desde o início dos
anos 1980, o acesso ao vilarejo continuava a ser apenas por caminhos
de terra. O distrito é muito espalhado - perto da estação,
por exemplo, existe apenas uma casinha. No caminho de terra de 9 km
desde a estrada (BR-101), passava-se por pequenos vilarejos com poucas
casas e algumas fazendas. Na junção com o asfalto, a
placa anunciava a fazenda Santo Antonio, a 11 km.
|
AO LADO: A ligação
entre a estação e a de Buranhem já estava
em construção em 1939 (O Estado de S. Paulo,
8/3/1939).
|
ACIMA: Ainda de pé em janeiro de 2013,
a estação de Afligidos vai se deteriorando cada vez
mais no meio do nada (Foto Urano Andrade).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Urano Andrade; Correio
da Bahia, 18/11/2002 e 7/11/2005; O Estado de S. Paulo, 1939; Revista
Ferroviária: Estradas de Ferro do Brasil, 1945; Guia Geral
das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-80; Mapa -
acervo R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
A estação em ruínas de Afligidos... |
|
...com plantas crescendo em seu interior, nenhuma porta ou janela... |
...mostra um abandono de muito tempo. |
|
Fotos Ralph Mennucci
Giesbrecht, em 21/05/2006 |
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
22.11.2017
|
|