|
|
V. F. F. Leste Brasileiro
(1951-1975)
RFFSA (1975-1994) |
MACAJUBA
Município de Macajuba, BA |
Linha Centro-Sul - km 692,322 (1960) |
|
BA-4442 |
|
|
Inauguração: 1955 |
Uso atual: desconhecido |
|
sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1951 |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A linha Senhor
do Bonfim-Iaçu foi entregue ao tráfego ferroviário
aos poucos. Enquanto de Senhor do Bonfim, na linha Centro, a linha
foi sendo construída desde 1917, quando o primeiro trecho chegou
a Pindobaçu até 1937, quando chegou a Barra (Mundo Novo),
de Paraguassu (Iaçu), na linha Sul, a linha saiu para alcançar
Itaíba em 1928 e Flores (Rui Barbosa) em 1951. Trens de passageiros
circulavam pelos dois ramais isolados um do outro desde o início.
Bastante próximas, Flores e Barra foram unidas e em 1953 a
linha já funcionava em toda a sua extensão. Por ela
andava o "Trem da Grota", extinto em 1977. O próprio
ramal foi suprimido depois disso (oficialmente, em 1994) em condições
não muito bem explicadas, pois era uma variante que encurtava
a linha Norte-Sul no País, além de evitar o gargalo
do rio Paraguassu, em Cachoeira, na linha Sul. Hoje nada mais existe
dessa linha a não algumas das antigas estações. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Macajuba foi inaugurada em 1955,
|
TRENS
- De acordo com os guias de horários, os trens de passageiros
- sempre mistos - pararam nesta estação somente
durante o ano de 1970. Ao lado, um destes trens está
próximo à cidade de Jacobina, nos anos 1960. Clique
sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja
aqui horários em 1964
(Guias Levi). |
ACIMA: Mapa dos
anos 1950 mostra a linha passando pelo município de Muritiba.
Notar a estação bem distante da sede (IBGE:
Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. VII, 1960).
depois de juntadas as linhas que vinham
de Senhor do Bonfim, ao norte, e a que vinha de Iaçu,
no sul. Teve trens de passageiros até 1970, mas nos guias de
horários somente aparece nesse mesmo ano como sendo usada como
parada dos trens de passageiros. A estação ainda
estava de pé em 2009, sem uso conhecido. Não tenho qualquer
informação sobre o estado atual dessa estação.
(Leia sobre o
trem de passageiros no ramal)
(Fontes: Guia Geral de Estradas de Ferro do Brasil,1960;
Guias Levi, 1932-1979; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
04.11.2012
|
|