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Cia. Chemins de
Fer Federaux du L'Est Brésilien (1920-1935)
V. F. F. Leste Brasileiro (1935-1975)
RFFSA (1975-1994) |
JACOBINA
Município de Jacobina, BA |
Linha Centro-Sul - km 558,948 (1960) |
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BA-2406 |
Altitude: 468 m |
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Inauguração: 27.06.1920 |
Uso atual: demolida |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d (já demolido) |
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HISTORICO DA LINHA: A linha Senhor
do Bonfim-Iaçu foi entregue ao tráfego ferroviário
aos poucos. Enquanto de Senhor do Bonfim, na linha Centro, a linha
foi sendo construída desde 1917, quando o primeiro trecho chegou
a Pindobaçu até 1937, quando chegou a Barra (Mundo Novo),
de Paraguassu (Iaçu), na linha Sul, a linha saiu para alcançar
Itaíba em 1928 e Flores (Rui Barbosa) em 1951. Trens de passageiros
circulavam pelos dois ramais isolados um do outro desde o início.
Bastante próximas, Flores e Barra foram unidas e em 1953 a
linha já funcionava em toda a sua extensão. Por ela
andava o "Trem da Grota", extinto em 1977. O próprio
ramal foi suprimido em 1984 (oficialmente, em 1994) em condições
não muito bem explicadas, pois era uma variante que encurtava
a linha Norte-Sul no País, além de evitar o gargalo
do rio Paraguassu, em Cachoeira, na linha Sul. Hoje nada mais existe
dessa linha a não algumas das antigas estações. |
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A ESTAÇÃO: A
estação de Jacobina foi inaugurada em
1920 como ponta de linha do ramal que saía de Senhor
do Bonfim.
Havia linhas dos
dois lados da estação, que surgia depois de
uma grande curva da linha para atingi-la.
Na estação
havia um bar, o Bar da Leste, que funcionava anexo
ao prédio, "onde se tomava umas e outras, uma cerveja
bem gelada enquanto se esperava a chegada do trem; às vezes
havia música ao vivo, quando a namorada de algum seresteiro
ia viajar
ou estava chegando de férias: era sempre uma festa". "Como
era gostoso o tempo em que ia aos domingos à estação esperar o trem
que ia chegar; tempo este que hoje vai distante e não volta mais.
Quanta saudade deixou a espera do trem aos domingos na estação, com
um trem descendo e outro subindo de Jacobina. [...] A espera na estação,
o encontro com a namorada, um aperto de mão, o piscar de olhos, tempo gostoso que já vai
distante e que não volta mais, aos domingos ir à estação para despedir-se
de alguém e às vezes para acompanhá-la até a próxima estação, sempre
aos domingos, porque havia um trem descendo para Caém e outro
subindo para Miguel
Calmon, que eram as próximas estações de Jacobina".
Sabe-se que houve uma estação
original (ver caixa abaixo) e depois uma mais nova (ano de construção
desconhecido, há também fotos abaixo). As duas
conviveram até pelo menos 1970.
Houve trens de passageiros até fevereiro
de 1977. Porém, de acordo com Fabiana Machado
da Silva, esta desativação deu-se em 1976,
pelo menos na cidade de Jacobina. Após o fechamento
da linha na cidade, veio, infelizmente, a demolição.
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TRENS - De acordo com os guias de horários, os trens de passageiros
- sempre mistos - pararam nesta estação de 1920
a 1977. Ao lado, um destes trens está próximo
à cidade de Jacobina, nos anos 1960. Clique sobre a foto
para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários
em 1964 (Guias Levi). |
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1910
AO LADO: A linha Iaçu-Bonfim, conforme projeto do ano de 1910.
Iaçu na época ainda se chamava Sítio Novo,
na linha da Central da Bahia, ao sul. A construção
se deu a partir dos anos seguintes, e os primeiros trechos foram
entregues em 1917, partindo dos dois extremos do projeto. O
trajeto final não foi muito diferente do que
aparece no mapa. A linha, no entanto,
somente veio a ficar pronta com a junção dos dois
ramais que partiam de Iaçu e de Bonfim, no ano
de 1951, quando as prioridades
já eram
diferentes e a situação das ferrovias
em todo o Brasil já não era nada promissora. Notar
que as linhas de Mundo Novo para o oeste e de Jacobina para
o leste jamais foram construídas (Mapa do livro Viação
Ferrea da Bahia, de Elpídio de Mesquita, 1910). |
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1921
À ESQUERDA: Acidente entre Jacobina e Senhor do Bonfim - havia outras estações nesse trecho, mas a reportagem apenas cita as extremas do ramal na época (O Estado de S. Paulo, 23/3/1921). |
ACIMA: Trecho da serra de Jacobina, em 1933. Seria
próximo à cidade de Jacobina? A revista cita "km
440", que, na verdade, estaria junto a Senhor do Bonfim. Onde,
então, está este trecho? (Revista Noite Illustrada,
18/11/1933, acervo Daniel Gentili).
ACIMA: A estação
durante protesto de comerciantes da cidade em 1937 (Acervo NECC/UNEB).
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1948
À ESQUERDA: Inundação e catástrofe
interrompe o trem da VFLLB e composição cai
no abismo (CLIQUE SOBRE A FOTO PARA VER A REPORTAGEM INTEIRA) (Folha da Manhã, 29/12/1948).
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ACIMA: Mapa dos anos 1950 mostra a linha passando pelo
município de Jacobina (IBGE: Enciclopédia
dos Municípios Brasileiros, vol. VII, 1960).
(Fontes: Tibor Jablonski; Eduardo Coelho; Daniel Gentili; Roosevelt Reis; Acervo NECC/UNEB; Noite
Illustrada, 1933; IBGE: Enciclopédia
dos Municípios Brasileiros, vol. VII, 1960; Fabiana
Machado da Silva: O trem das grotas: A ferrovia Leste-Brasileiro e
seu impacto social em Jacobina, UNEB/Santo Antonio de Jesus, 2009;
Elpídio de Mesquita: Viação Ferrea da Bahia,
1910; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi,
1932-80; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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Estação original de Jacobina, anos 1920. Autor
desconhecido |
Estação nova (esquerda) e velha (direita) de Jacobina,
1960. Foto Normando Lima |
Estação de Jacobina, provavelmente anos 1970.
Foto Tibor Jablonski, cedida por Eduardo Coelho |
Estação de Jacobina, provavelmente anos 1970.
Foto Tibor Jablonski, cedida por Eduardo Coelho |
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Atualização:
08.09.2018
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