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Cia. Chemins de
Fer Federaux du L'Est Brésilien (1918-1935)
V. F. F. Leste Brasileiro (1935-1975)
RFFSA (1975-1994) |
CAEM
Município de Caem, BA |
Linha Centro-Sul - km 630,550 (1960) |
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BA-3302 |
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Inauguração: 12.10.1918 |
Uso atual: em pé; uso não conhecido |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A linha Senhor
do Bonfim-Iaçu foi entregue ao tráfego ferroviário
aos poucos. Enquanto de Senhor do Bonfim, na linha Centro, a linha
foi sendo construída desde 1917, quando o primeiro trecho chegou
a Pindobaçu até 1937, quando chegou a Barra (Mundo Novo),
de Paraguassu (Iaçu), na linha Sul, a linha saiu para alcançar
Itaíba em 1928 e Flores (Rui Barbosa) em 1951. Trens de passageiros
circulavam pelos dois ramais isolados um do outro desde o início.
Bastante próximas, Flores e Barra foram unidas e em 1953 a
linha já funcionava em toda a sua extensão. Por ela
andava o "Trem da Grota", extinto em 1977. O próprio
ramal foi suprimido depois disso (oficialmente, em 1994) em condições
não muito bem explicadas, pois era uma variante que encurtava
a linha Norte-Sul no País, além de evitar o gargalo
do rio Paraguassu, em Cachoeira, na linha Sul. Hoje nada mais existe
dessa linha a não algumas das antigas estações. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Caem foi inaugurada em 1918. "O desbravamento desse
território iniciou-se no final do século XIX por garimpeiros em trânsito
para as minas de ouro de Jacobina. À margem do rio da Prata,
posteriormente denominado rio Caém, foram construídas residências
e uma igreja formando o "Sítio Papagaio". Iniciando-se a construção
do ramal ferroviário em 1910, verificou-se o deslocamento em massa
de operários à procura de trabalho na via férrea, surgindo cabanas
em toda a
ACIMA: Ponte ferroviária próxima a Caem,
em foto de 2008 (Foto Roosevelt Reis).
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TRENS
- De acordo com os guias de horários, os trens de passageiros
- sempre mistos - pararam nesta estação de 1918
a 1977. Ao lado, um destes trens está próximo
à cidade de Jacobina, nos anos 1960. Clique sobre a foto
para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários
em 1964 (Guias Levi). |
margem da estrada. Quando
concluído o ramal em 1918, as famílias dos operários se aglomeraram
nas imediações daquele sítio onde se edificou a estação, cuja placa
de identificação continha a inscrição "Caem", uma homenagem
ao engenheiro construtor da ferrovia e sua esposa, naturais da cidade
francesa de Caem" (www.pfldabahia.org.br). A estação
ainda está de pé e relacionada como bem cultural baiano.
Não sei seu uso (www.censocultural.ba.gov.br), mas estava
sendo reformada em julho de 2008, infelizmente com descaracterização
e construção de um anexo.
ACIMA:
Mapa dos anos 1950 mostra a linha passando pelo município de
Jacobina e a estação de Caem (IBGE:
Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. VII, 1960).
(Fontes: Eliel Ferreira
Magalhães; Roosevelt Reis; IBGE:
Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. VII, 1960;
www.censocultural.ba.gov.br; www.pfldabahia.org.br;
Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R.
M. Giesbrecht) |
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A estação de Caem em junho de 2008. Foto Eliel
Ferreira Magalhães |
A estação de Caem em junho de 2008. Foto Eliel
Ferreira Magalhães |
A estação de Caem em junho de 2008. Foto Eliel
Ferreira Magalhães |
A estação, em julho do mesmo ano, em reforma.
Foto Roosevelt Reis |
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Atualização:
21.10.2012
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